Rondônia, 17 de outubro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Ouro de Areia: Operação da Polícia e MP realiza buscas em setores da Assembleia

Sexta-feira, 17 Outubro de 2025 - 07:18 | Redação


Ouro de Areia: Operação da Polícia e MP realiza buscas em setores da Assembleia

Desencadeada nesta sexta-feira (17) pela 2ª Delegacia de Repressão ao Crime Organizado (Draco 2), com apoio do MPRO, a Operação Ouro de Areia tem como objetivo desmantelar um esquema de desvio de recursos públicos e lavagem de dinheiro que, segundo as investigações, funcionava dentro da estrutura da Assembleia Legislativa de Rondônia (Alero).

Durante o cumprimento das ordens judiciais, equipes da Draco 2 realizaram buscas em oito endereços, incluindo setores da Assembleia, além de residências de investigados. Foram apreendidos documentos e materiais que podem comprovar a atuação da organização criminosa.

De acordo com as apurações, o grupo utilizava cargos comissionados fantasmas para desviar verbas públicas. Servidores eram nomeados para funções de assessor parlamentar, recebiam remuneração mensal, mas não exerciam nenhuma atividade na Casa Legislativa, continuando a trabalhar em outros locais. Há indícios de que os salários e empréstimos consignados realizados em nome desses assessores eram repartidos entre os integrantes da rede criminosa.

A Justiça decretou a prisão preventiva do suposto líder do esquema, além da suspensão de três servidores por 90 dias, a proibição de acesso a repartições públicas e o impedimento de contato com testemunhas e demais investigados.

De acordo com o MP, as buscas incluíram uma estação de trabalho na Gerência de Controle de Folha de Ponto da Assembleia e as residências dos investigados, entre eles três servidores comissionados da Casa de Leis.

O nome da operação, “Ouro de Areia”, faz referência à aparência ilusória de valor — assim como o metal falso, o esquema montado na Assembleia simulava legitimidade por meio de nomeações e documentos oficiais, enquanto, na prática, servia para ocultar o desvio de recursos públicos.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também