Rondônia, domingo, 18 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 05 de Maio de 2011 - 15h08

Para Moreira Mendes, adiamento da votação do Código Florestal evita vetos

Assessoria


O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) afirmou hoje, pela manhã, que, ao contrário do que muitos dizem, o adiamento da votação do Código Florestal na Câmara para a próxima terça-feira (10) não foi uma derrota dos produtores rurais, mas uma grande vitória. Segundo ele, foi uma decisão sensata dos líderes partidários, já que a medida deve resultar em duas importantes conquistas: facilitar a rápida aprovação da matéria no Senado – por se tratar de uma proposta consensuada – e também evitar possíveis vetos da presidente Dilma Rousseff.
“Não é uma derrota, pelo contrário, acho que nós demos uma demonstração inequívoca da força que temos hoje nessa matéria. Se o assunto tivesse sido levado à votação, certamente nós ganharíamos, folgadamente, mas com a possibilidade de veto, com o desconforto do governo”, observou Moreira Mendes. Ele acrescentou que o momento agora é de esgotar a via da negociação, para tentar um entendimento com o governo, e levar ao Plenário um texto consensuado. “As possibilidades regimentais (para se protelar uma votação) são muitas, e nós poderíamos ter jogado na lata do lixo tudo o que estamos fazendo há dez anos. Então, esse momento exige prudência, paciência, sensatez, equilíbrio, e é o que nós estamos fazendo”.

PV
Sobre o Mandado de Segurança impetrado pelo Partido Verde no Supremo Tribunal Federal para impedir a votação, o deputado disse respeitar a decisão da agremiação, “mas do ponto de vista jurídico, é ridículo, não tem nenhuma sustentação, nenhum argumento forte”. Ainda segundo ele, o STF tem inúmeras decisões afirmando que matéria desse tipo é um problema interno da Câmara, tem de ser decidido pelos próprios deputados. “Mas eu respeito o Partido Verde, com a sua tentativa de usar todos os meios ao seu alcance para tentar impedir a votação. É legítimo do ponto de vista da democracia”, frisou.

Produtor
Moreira recomendou aos produtores rurais rondonienses e de todo o país que durmam tranquilos: “Nós estamos aqui atentos. Estamos no final do trabalho. Temos um texto muito bem construído, com apenas pequenas divergências, mas o governo já entendeu que é preciso achar o caminho do consenso, e eu tenho a impressão de que nesses quatro dias esse assunto estará liquidado”.

Reunião
Depois de participar logo cedo de uma reunião com Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e outros dirigentes da FPA, Moreira disse que o relator está “com a idéia de que a gente não pode tensionar demais a corda, deve esgotar a possibilidade do entendimento com o governo, para evitar o veto e facilitar a aprovação no Senado”. E concluiu: “O deputado Aldo tem consciência de que hoje o entendimento está muito mais fácil do que estava ontem, e isso já é um bom caminho para nós todos”.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions