Rondônia, 23 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

PARLAMENTARES QUESTIONAM CAIXA PRETA DA ASSEMBLÉIA, SÓ ACESSÍVEL PELO “25º DEPUTADO”, NEUCIR AUGUSTO BATTISTON

Quarta-feira, 23 Abril de 2008 - 12:35 | RONDONIAGORA.COM


Não perguntem nada sobre os gastos, compras, licitações, gerenciamento de recursos ou mesmo articulações políticas e pessoais ao presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Carlos de Oliveira (PSDC-Machadinho). Ele vai mandar procurar quem os parlamentares rondonienses tratam como o “25º deputado”. O todo-poderoso Secretário-Geral Neucir Augusto Battiston, que assumiu já trocando o cargo de diretor para um status maior. Neucir, que andou pelas páginas policiais do Estado do Paraná, amigo pessoal de Neodi gerencia tudo na Casa de Leis, inclusive a vida pessoal do presidente. É da lavra de Neucir, por exemplo, as articulações que levaram a mídia a expor indiscrições de deputados com servidores comissionados. Tudo porque estavam atrapalhando a vida de Neodi.

Na realidade, a insatisfação dos deputados tinha razão de existir. “É um relacionamento ditatorial, nós que somos os parlamentares não temos acesso a nada da Assembléia, não participamos de reuniões que definem gastos, que definem contratações ou licitações e por um lado é até bom, porque quando isso estourar vai ser pior que a Operação Dominó, mas por outro lado, ficamos alijados do processo democrático que deveria existir em nossa Casa de Leis”, dizem em coro Valter Araújo, Amauri dos Santos, Maurão de Carvalho e Maurinho Silva. Eles ousaram questionar Neodi e foram dinamitados pela mídia.

A “Caixa Preta” da Assembléia é acessível apenas por Neucir Augusto. E ele afirma abertamente que Neodi nem quer se preocupar com os problemas da Assembléia, “porque confia muito em mim”. Nos últimos dias, os deputados ensaiaram até mesmo uma visita ao Ministério Público para que fossem requeridos os contratos com a imprensa, contratação de aeronaves e outras licitações, que eles têm conhecimento somente por publicações quase que cifradas no quase semanário “Diário da ALE”. Com relação a contratação de aviões e helicópteros, Valter Araújo diz que utilizou apenas uma vez, mas depois seus pedidos nunca mais foram aceitos, porque a ingerência de Neucir não permite, ou o presidente está utilizando em suas viagens para Machadinho, região que sofreu devassa da Polícia Federal e que curiosamente, investiu pesado contra a madeireira do presidente da Assembléia. Neodi gosta de viajar pelo ar. Mas esse turismo é pago pelo contribuinte. E seus deslocamentos pessoais a suas fazendas e madeireiras também. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também