Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

POR RONDÔNIA NADA, MAS PARA APARECER, FÁTIMA CLEIDE LEVA GALINHA EMPANADA AO SENADO EM PROTESTO POR CRÍTICAS A DILMA

Terça-feira, 08 Abril de 2008 - 18:34 | Folha on line


Quando o assunto é Rondônia ou defender o Estado, a senadora Fátima Cleide (PT) pouco aparece ou se pronuncia, mas quando o assunto é defender os interesses do PT ou de seus líderes, a parlamentar rondoniense extrapola todos os limites. Nesta terça feira a senadora protagonizou cenas cômicas, segundo relato da imprensa nacional. Veja o destaque na Folha On Line:



"Estamos trazendo o apelo das mulheres do Vale do Jequitinhonha [MG]. Galinha é uma ave que cisca, que tem penas e alimenta seus filhos. A mulher é ser humano que luta, trabalha e cria os filhos", afirmou a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que reproduzia um texto feito pelas artesãs mineiras.

A polêmica provocada no começo do mês pelo senador Mão Santa (PMDB-PI), que chamou a ministra Dilma Rousseff (Casa Civil) de "galinha cacarejadora", voltou à baila nesta terça-feira. Um grupo de mulheres parlamentares protestou no plenário do Senado, mas antes entregou à biblioteca da Casa uma boneca de pano e uma galinha empanada --com o objetivo de simbolizar a diferença entre uma mulher e uma ave.

"Estamos trazendo o apelo das mulheres do Vale do Jequitinhonha [MG]. Galinha é uma ave que cisca, que tem penas e alimenta seus filhos. A mulher é ser humano que luta, trabalha e cria os filhos", afirmou a senadora Fátima Cleide (PT-RO), que reproduzia um texto feito pelas artesãs mineiras.

Acompanhada de deputadas e senadoras, Cleide levou o protesto para o plenário do Senado. A senadora interrompeu a discussão sobre a criação da nova CPI dos Cartões para fazer a manifestação. Ela pediu que o senador Mão Santa fizesse uma retratação.

"A boneca e a galinha [empanada] devem ficar na biblioteca para servirem de fontes de consulta [para mostrar as diferenças existentes]", disse Cleide.

Mão Santa se recusou a retirar o que afirmou no último dia 2. Em uma sessão no plenário, o senador disse que Dilma era uma "galinha cacarejadora" porque ela prefere defender insistentemente as obras do PAC (Programa de Aceleração de Crescimento) do governo federal ao invés de esclarecer o vazamento de informações do suposto dossiê contra o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB).

"Só há uma culpada nisso 'tudinho': é a ministra Dilma. Se nós formos buscar na história de Hitler, eles dizem que Goebbels [um dos principais nomes do partido nazista alemão] orientava o partido dele até uma galinha cacarejadora para ficar gritando: as obras, as obras, as obras --antes de fazer e depois. Isso aí, esse negócio de apelido é outro. Ela [Dilma] pode ser muito bem a galinha cacarejadora desse governo. A história se repete", afirmou.

Justificativa

"Não pretendi ser desrespeitoso. O que eu fiz foi uma análise política. O que querem é mudar o foco das discussões. Não tive a intenção de ofender quem quer que seja", afirmou Mão Santa que disse ainda que vai homenagear todas as mulheres ao beijar hoje sua mulher.

O embate entre Mão Santa e Fátima Cleide foi complementado por comentários do senador Heráclito Fortes (DEM-PI), que disse prestar solidariedade ao colega do PMDB. Para Fortes, ao atacar os comentários de Mão Santa a base aliada quer desviar as atenções do principal assunto do momento que são as investigações sobre o vazamento de informações sigilosas a respeito dos gastos de FHC e sua equipe com cartões corporativos.

Ao ser questionado sobre o que responderia às mulheres que dizem que ele não diferencia o ser humano de uma ave, Mão Santa reagiu: "Sou professor de biologia e fisiologia, oras. Eu sei exatamente a diferença. Sou preparado".”
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também