Rondônia, sábado, 26 de setembro de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 09 de Fevereiro de 2017 - 10h32

Quinquênio de atuais servidores está mantido em Porto Velho, explica Prefeitura após boataria

da Redação


Quinquênio de atuais servidores está mantido em Porto Velho, explica Prefeitura após boataria

O pagamento do quinquênio está assegurado a todos os servidores municipais que ingressaram até o último concurso público, isto é, aqueles que estão com o adicional em andamento. Só não terão mais direito, os futuros servidores que vierem a ser aprovados em concurso. A explicação foi feita pelo secretário municipal da Administração, Alexei Oliveira, para tranquilizar o funcionalismo, em razão da polêmica que se criou com desinformação após a aprovação do projeto de lei que extinguiu a gratificação para os futuros servidores.

Gratificação adicional ao tempo de serviço, o quinquênio, assim como outros adicionais a exemplo de anuênios, biênios, triênios e sexta parte, são excrescência cada vez mais em desuso não só pela maioria dos municípios, como também pelos estados, tribunais de contas e Ministérios Públicos.

A maioria dos municípios brasileiros que pagava o adicional já aprovou legislação para extingui-lo. Em Rondônia, há mais de dez anos o Tribunal de Contas, Ministério Público e governo estadual aprovaram regras para acabar com o anuênio.

Por meio do adicional de quinquênio, a cada cinco anos trabalhado o servidor incorpora 10% aos seus vencimentos como vantagem pessoal. É uma gratificação que contribui significativamente para o chamado crescimento vegetativo da folha, mesmo que não seja concedido nenhum reajuste salarial. “Isso é um gatilho perigoso de oneração da folha”, disse o secretário da Administração.

Na tarde desta quinta-feira (9), o prefeito Hildon Chaves vai reunir jornalistas em coletiva de imprensa, em seu gabinete, às 16h30, para explicar a respeito do fim do adicional daqui pra frente.

Quinquênio de atuais servidores está mantido em Porto Velho, explica Prefeitura após boataria

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions