Rondônia, quarta-feira, 8 de julho de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Domingo, 04 de Março de 2012 - 09h01

Rede social da agricultura chega a Rondônia, anuncia Gurgacz

Senado


O programa Rede Brasil Rural, apresentado na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária do Senado (CRA), será lançado em Rondônia no dia 16 de março. O evento será na cidade de Ouro Preto do Oeste, no centro de treinamento da Emater, no período da manhã. Na ocasião será feita a entrega de 18 máquinas retroescavadeiras para prefeituras do Estado.

O programa foi apresentado na CRA pela secretária executiva do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Marcia Quadrado, que fez o comunicado sobre o evento em Rondônia, acertado previamente com o senador Acir Gurgacz, o governo do Estado e prefeituras.

De acordo com Márcia, o programa Rede Brasi Rural é a soma de esforços de produtores, indústrias, agentes de logística e setor público para dar mais eficiência a agricultura familiar e colocar seus produtos disponíveis para consumidores de todo o Brasil, por meio da internet.

“É uma rede social da agricultura familiar em que uma plataforma on-line vai conectar cooperativas e associações rurais de todo o Brasil, oferecendo uma estrutura de apoio para produção e logística de apoio para comercialização”, frisou.

O senador Acir Gurgacz (PDT), presidente da Comissão de Agricultura, que conhece o programa desde a sua concepção e participou de algumas discussões com os técnicos do programa sobre a questão de logística, ressaltou que o Rede Brasil Rural é uma política pública que surge com função de fazer com que a produção da agricultura familiar chegue com mais facilidade e rapidez na mesa de todos os brasileiros. “É uma ação em rede que pretende conectar diretamente agricultores e consumidores, agregando valor aos produtos”.

O senador destacou a força da agricultura familiar, responsável por 10% do PIB Nacional, 40% do valor bruto da produção agropecuária, e 74% da mão-de-obra ocupada nas propriedades rurais do Brasil. “Ao mesmo tempo que responde pela maioria dos alimentos na mesa dos brasileiros, a agricutura familiar enfrenta um cenário de forte competição com a agricultura intensiva, onde a produção em grande escala e cadeias produtivas verticalizadas concentram a comercialização de alimentos na mão de poucos conglomerados”, observou. “A rede social da agricultura é mais uma alternativa para fortalecer os pequenos agricultores”, frisou.

Acir também parabenizou e agradeceu o ministro Afonso Florense e os técnicos do Ministério do Trabalho pelo apoio ao Estado de Rondônia. “Temos uma boa parceria com o ministro Afonso Florense, que tem nos dado uma atenção especial no processo de regularização fundiária do Estado, bem como no apoio às prefeituras, cooperativas e associações rurais”, salientou.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions