Rondônia, terça-feira, 20 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 22 de Dezembro de 2011 - 09h59

TRE julga improcedente ação por abuso de poder contra deputado Neodi

ALE


O Tribunal Regional Eleitoral (TRE) julgou improcedente ação de impugnação de mandato eletivo por suposto abuso de poder econômico contra o deputado estadual e ex-presidente da Assembléia Legislativa de Rondônia, Neodi Carlos (PSDC).A ação foi proposta na Justiça Eleitoral pela coligação “Rondônia Melhor para Todos” (PT/PSB) sob alegação de que o parlamentar teria cometido abuso de poder econômico na liberação de emendas e convênios em 2010.

De acordo com o advogado Douglas Tadeu Chiquetti, o TRE considerou que o dinheiro das emendas já estava previsto na dotação orçamentária do ano anterior, bem como, que as emendas propriamente ditas foram editadas fora do período vedado pela legislação eleitoral.
“Além disso, tratava-se de emendas que beneficiaram programas sociais do governo do Estado, incidindo ai, a exceção contida no parágrafo 10º do artigo 73 da lei nº 9.504/97 razão pela qual foi considerado que não houve abuso de poder econômico e poder político, corrupção ou fraude”, justificou.

O relator do processo foi o juiz Aldemir de Oliveira. “O aumento do numero de convênios celebrados com entidades sem fins lucrativos no ultimo mês do ano anterior às eleições não caracteriza, por si só, abuso de poder politico de conteúdo econômico”, diz despacho do relator.
Só há abuso do poder econômico, explica o relator, quando o ato tem ao menos potencialidade para influir na convicção do eleitorado. “A celebração de convênios em beneficio de grande parcela da população do estado não caracteriza, por si só, corrupção ou fraude eleitoral”, afirmou o relator.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions