Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Vereador Everaldo Fogaça intercederá por artesãos da Feira do Sol

Quarta-feira, 23 Junho de 2021 - 09:16 | da Assessoria


Vereador Everaldo Fogaça intercederá por artesãos da Feira do Sol

O vereador Everaldo Fogaça (Republicanos) recebeu na manhã de terça-feira (22), a presidente da Associação Feira do Sol, Eliane Borges, que pediu uma intervenção urgente na questão envolvendo os artesãos, que trabalham no complexo da EFMM há mais de 30 anos.

Segundo ela, a Feira do Sol funcionou por longos anos no galpão da Madeira-Mamoré, mas a reforma do complexo ferroviário os obrigou a deixar o local. Com a chegada da pandemia, a feira continua sem local para funcionar.

“Firmamos um compromisso com o Município de que iríamos ocupar os boxes que estão sendo construídos no antigo galpão do Cibec, porém, a Funcultural abriu licitação para explorar economicamente os boxes”, disse a artesã.

De acordo com Eliane, a exploração econômica do local vai inviabilizar a atividade artesanal da Feira do Sol. Como o complexo será terceirizado, haverá cobranças pela utilização dos boxes.

“Vai encarecer demais a utilização do local. Artesanato não dá dinheiro, pois ela é uma atividade essencialmente cultural e não gera muito recursos. Estamos preocupados com essa situação e queremos uma solução”, ressaltou.

O vereador Everaldo Fogaça diz que irá conversar com o prefeito Hildon Chaves e com os responsáveis pela Funcultural para saber ao certo a forma de como serão explorados os galpões e encontrar uma solução.

“O certo é que o artesão precisa de um local. Por muitos anos, a Feira do Sol sempre foi um atrativo cultural e referência turística do Município. Iremos buscar uma solução para esses artesãos. Muitos mais do que fazer artesanatos eles também são os contadores da história e tradições”, avaliou.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também