Rondônia, 27 de janeiro de 2023
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Agronegócio

Quase 103 mil propriedades rurais já fizeram cadastro do CAR; prazo é prorrogado

Segunda-feira, 27 Novembro de 2017 - 16:27 | da Redação


Quase 103 mil propriedades rurais já fizeram cadastro do CAR; prazo é prorrogado

Quase 103 mil propriedades rurais de Rondônia já se cadastraram no Cadastro Ambiental Rural (CAR). Os dados são da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (Sedam) até a última sexta-feira (24) e representam 85,7% da área cadastrável do Estado. A meta do governo do estado é atingir 120 mil propriedades rurais na base de dados federal do CAR.

Para atingir a meta, a Comissão de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável da Câmara dos Deputados prorrogou, até 5 de maio de 2018, o prazo para inscrição de imóvel rural no Cadastro Ambiental Rural (CAR). A data limite anterior era dia 31 de dezembro deste ano.

O secretário de Desenvolvimento Ambiental, Vilson de Sales Machado, salienta a importância do CAR, tendo em vista ser exigência legal à emissão das Cotas de Reserva Ambiental e aos benefícios previstos nos Programas de Regularização Ambiental (PRA) e de Apoio e Incentivo à Preservação e recuperação do meio ambiente.

Os produtores rurais que não registrarem suas propriedades no CAR perdem os benefícios da lei, como por exemplo: sem o cadastro não poderão conseguir financiamentos nos agentes financeiros oficiais; não irão comercializar os animais, e ainda, o produtor que tem um módulo fiscal, que são 60 hectares, inscrito no CAR ele recupera cinco metros de APP (Área de Preservação Permanente) e sem a inscrição no cadastro ele terá que recuperar 30 metros de APP.

Os escritórios da Sedam e da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (Emater-RO) continuam fazendo o registro gratuitamente dos proprietários considerados agricultor familiar com áreas de quatro módulos fiscais, que correspondem a 240 hectares.

De acordo com a Sedam, os municípios mais avançados na declaração do CAR são: Alto Alegre Alto Paraíso, Ministro Andreazza e Colorado do Oeste. Já os de baixa adesão ao cadastro estão incluídos Guajará-Mirim, Alvorada, Buritis, Campo Novo, Vale do Anari e Machadinho do Oeste.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Rondônia supera 50% de inscrições no Cadastro Ambiental Rural

O Estado de Rondônia superou a marca dos 50% relativos aos imóveis inscritos no sistema do Cadastramento no Cadastro Ambiental Rural – CAR, atingin...

Poucos produtores rurais se inscreveram no Cadastro Ambiental Rural

A 25 dias do prazo final, que é em 5 de maio, muitos produtores rurais de Ji-Paraná ainda não providenciaram o seu Cadastro Ambiental Rural, também...