Rondônia, terça-feira, 21 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sábado, 11 de Agosto de 2018 - 11h45

11 de agosto: data para lembrar o dia do Estudante e do Advogado – Por Ruzel Costa

.


11 de agosto: data para lembrar o dia do Estudante e do Advogado – Por Ruzel Costa

A estudante do ensino médio Letícia Paiva Gondim inicia “Eu prefiro ser uma vírgula a ser um ponto final". Em uma frase que inspira mudanças e sede por conquistas, Chris Martin, vocalista da banda inglesa Coldplay, foi capaz de representar o que o estudo pode significar na vida de um aluno, mesmo que de forma não intencional: uma preparação, mas jamais uma barreira, para o futuro. No dia do estudante, é muito mais do que válido relembrar a importância do aprendizado na atualidade, marcada pela evasão escolar, em que só aumenta o descaso para com a educação e diminui a persistência nos estudos, a esperança nos sonhos e no futuro.

Para começar, é preciso lembrar que ser estudante também é ser cidadão. O estudo contribui para a vida em sociedade, ajudando também no reconhecimento do que é ser cidadão, já que o conhecimento e a informação promovem um maior senso crítico para aqueles que os possuem. Quem sabe pensar criticamente consegue tomar as melhores decisões não só para a própria vida, mas também para a coletividade e, assim, pode contribuir para que as próximas gerações sejam prósperas.

E não para por aí: o estudo é uma ferramenta essencial para que consigamos atingir nossos objetivos e tenhamos uma vida de sucesso, dentro daquilo que esperamos para nós mesmos. A sua profissão dos sonhos pode até não exigir uma graduação em nível superior, mas um fato é certo: exercê-la sem nenhum conhecimento prévio é quase impossível. Ensino médio, cursos de férias, cursos técnicos são todos formas de estudo e excelentes ferramentas para construir um caminho de sucesso. Como disse Malcolm X, "a educação é o passaporte para o futuro, pois o amanhã pertence àqueles que se preparam para o hoje".

No entanto, para que tudo isso se concretize, o mais importante é lembrar que o estudo nunca deve representar um limite. Pelo contrário, estudar abre portas. Não se desmotive se o método tradicional de estudo não é o melhor para você. Existem inúmeras formas de aprendizagem: há quem entenda melhor a música, há quem entenda melhor os movimentos e ainda, há quem prefira visualizar esquemas e imagens. De acordo com o psicólogo Howard Gardner, existem oito tipos de inteligência. Encontre a sua forma de estudar, identifique a sua qualidade. Apesar de todo o peso e responsabilidade de ser um estudante, nunca, nunca pare de buscar conhecimento. Acredite em você. Deixe que o estudo transpire. Deixe que o estudo inspire”.

Origem do dia

Em 11 de agosto de 1827, o imperador D. Pedro I assinou decreto imperial que criava no Brasil os dois primeiros cursos de ciências jurídicas e sociais: um na cidade de São Paulo e o outro na cidade de Olinda, no estado de Pernambuco, que mais tarde foi transferido para a cidade de Recife. Até então, todos os interessados em estudar Ciências jurídicas tinham de ir a Coimbra, em Portugal, que abrigava a Faculdade mais próxima. Em São Paulo o lugar escolhido para o curso foi o Convento de São Francisco, no centro da cidade, construído no século XVII.

Cem anos após a criação dos cursos de Direito, foi proposto que a data fosse escolhida para homenagear os estudantes e advogados.

Data que nos dias de hoje, tão conturbados e com muitas informações passa como tantas outras despercebidas, mas que tem sua importância, principalmente em momentos tão complicados e ainda próximo da principal Eleição dos últimos tempos no país. Isso mostra a grande importância dos estudantes e advogados na vida politica do país.

Dia de reflexão, especialmente para os estudantes, que poderiam tirar um tempinho pelo menos para discutir, questionar o que está acontecendo atualmente, e refletir que contribuição podem oferecer para a sociedade e melhoria do Brasil.

Nesse processo os Professores, continuam sendo os verdadeiros heróis dessa Nação, que muitas vezes, a todo custo repassam seus conhecimentos e experiências para que seus Estudantes tenham um futuro próspero, leal, legal, competitivo. Além disso provocam a curiosidade de muitos para um futuro próximo, seja na criação de novos produtos, como também nas profissões que irão aparecer.

É a Evolução, mas com sabedoria, educação e muitos estudos

11 de agosto: data para lembrar o dia do Estudante e do Advogado – Por Ruzel Costa

A importância dos estudantes na história

No Capítulo III da Constituição Federal Brasileira Artigo 205 está escrito: “A Educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promovida e incentivada com a consolidação da sociedade, visando ao pleno desenvolvimento da pessoa, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho”
Temos que cobrar o que está inscrito na nossa Constituição.

No Brasil, algumas lutas tiveram os estudantes como atores principais, desencadearam mudanças significativas no cenário político nacional. Na resistência à ditadura militar, participaram ativamente do processo de redemocratização, especialmente na Campanha Direta Já, na conquista da meia-entrada, no voto aos 16 anos, entre outras ações.

Em vários países os estudantes estevem presentes em vários movimentos como, por exemplo, na queda do Muro de Berlim na Alemanha, no massacre na Praça da Paz Celestial na China ambos em 1989.

Portanto, a Educação é de extrema importância para o desenvolvimento de uma Nação, e como todos têm esse direito, inclusive aqueles que estão recolhidos no sistema prisional e muitos estão aproveitando a oportunidade oferecida pelo Estado, nas salas ou nas celas de aula, sendo tão importante quanto necessária.

Para o estudante Hélio dos Santos Farias aluno do sistema prisional afirma “Um passo muito importante, o estudo dentro do Sistema. Recomeçar, buscar o conhecimento, batalhar pelo certificado do ensino fundamental ou médio, é prioridade para mi, mesmo que seja aqui dentro, mi sinto um privilegiado de poder dá continuidade aos meus estudos. Privilegio porque diante de uma massa carcerária tão grande como a do Brasil, estou fazendo parte dos poucos que estão lutando para concluir os estudos, é mesmo um benefício de grande importância, e é uma porta que se abre para o futuro.
A importância de uma escola dentro de uma unidade prisional pode fazer a diferença no caminho de alguém, Inclusive o meu, que algum tempo atrás era um sonho distante de acontecer, e por meio do estudo o sonho voltou. Agora vejo que ainda é possível concluir, então vou até o fim.

É uma pena que poucos possam usufruir desse beneficio, pois infelizmente o Sistema deixa a desejar, como por exemplo, construindo um plano governamental onde possa beneficiar a todos com uma boa educação, pois com os estudos concluídos temos maior chance de vencer num mundo tão competitivo e construir uma Nova História”

O estudante do Ensino Fundamental Arthur Pietro Gusmão Brasil relata “Eu não acho que tudo que eu aprendo na escola além de Português e Matemática eu use na minha vida, talvez eu use informática. Eu sei que aprender cada vez mais é bom, mas falta por exemplo, um pouco de música geral, e também “educação”, eu sei que se aprende em casa, mas supervisionar a má educação, já que alguns estudantes se prejudicam por causa de outros. A escola também é o primeiro lugar onde a criança ou o adolescente convive com outros, sem os seus pais, mas sempre há uma maneira de melhorar o que já está bem”.

Advogado – sempre estudante
“Ser advogado é ser justo, sempre. Ser intransigente com a injustiça e a ilegalidade. Ser solidário com o inocente e ser duro com o infrator.
Servir aos opulentos com altivez e aos indigentes com caridade.
Amar a Pátria, guardar a fé em Deus, na verdade e no bem”. (OAB – Cruz Alta – RS).

No "Art. 133 Constituição Federal – 1988 O advogado é indispensável à administração da justiça, sendo inviolável por seus atos e manifestações no exercício da profissão, nos limites da lei”. Afirmando a grande importância do profissional, no cumprimento da concretização da justiça, do direito da defesa.

Juramento do Advogado
“Prometo exercer a advocacia com dignidade e independência, observar a ética, os deveres e prerrogativas profissionais e defender a Constituição, a ordem jurídica do Estado Democrático, os direitos humanos, a justiça social, a boa aplicação das leis, a rápida administração da Justiça e o aperfeiçoamento da cultura e das instituições jurídicas”.

PARABÉNS E BONS ESTUDOS E FOCO NAS INOVAÇÕES!

PROFESSOR RUZEL COSTA – COLÉGIO SAPIENS E ESCOLA DE ENSINO MÉDIO E FUNDAMENTAL MADEIRA MAMORÉ EM PORTO VELHO – RO.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions