Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 30 de Abril de 2012 - 12h22

Coluna Direto do Cone Sul

Afonso Locks


Proprietários rurais da região do Distrito de Boa Esperança, município de Chupinguaia estão em pé de guerra contra dos donos da empresa Construtora Aterpa Ltda., responsável pela construção da PCH Urubu no rio Pimenta e que vai alagar dois afluentes o Rio do Ouro e Rio Azul.

O valor da terra nua, segundos os proprietários giram entre R$ 10 e R$ 15 mil o alqueire, mas a empresa está oferecendo metade disso e muitos vão entrar na Justiça para evitar perda.

A Usina com capacidade de geração de 21 megas vai alagar uma região produtiva e com terras férteis que podem comprometer a economia do distrito que tem sua base econômica em pequenas propriedades.

Continua rendendo muitos comentários às sucessivas prorrogações para a nomeação do titular da Secretaria Executiva Regional de governo no Cone Sul. Após o afastamento do titular, o vereador Ronaldo Alevato que retornou à Câmara de Vereadores, o desportista José Natal Pimenta Jacob continua respondendo interinamente pela pasta e todos os dias aparecem nomes, um pior do que o outro.

Mas nesta semana um novo capítulo que pode resultar em mais desentendimentos dentro da família Donadon. O deputado estadual Marcos Donadon que teoricamente tem o poder de indicar o nome por ser da base do governo insiste na indicação do irmão, Josué Donadon, contrário ao pensa o ex-prefeito Melki Donadon e o deputado federal, Natan Donadon.

Caso realmente seja confirmado o nome de Josué como novo titular, os prejuízos eleitorais para o ex-prefeito Melki Donadon serão enormes, até porque o apoio da família está reduzido apenas a membros familiares já que houve ao longo dos últimos anos uma debandada geral de pessoas que sempre estiveram no palanque da família.

A ideia de lançar a pré-candidatura da irmã, Raquel Donadon à sucessão Municipal em caso de impedimento do ex-prefeito Melki Donadon por conta da validação da Lei da Ficha Limpa pode ir água abaixo. Esse é o temor do ex-prefeito se prevalecer a ideia do deputado em querer manter o nome de Josué. É briga em família, e das grandes.

A disputa eleitoral em Vilhena promete disputas aciradíssimas por conta das pré-candidaturas do deputado estadual Luizinho Goebel (PV) e do prefeito José Rover (PP), por conta da disputa de um eleitorado muito semelhante e que pode revelar resultados surpreendentes para ambos e favorecer uma terceira via.

Goebel e Rover sempre estiveram no mesmo palanque e agora cada qual busca seu espaço isoladamente e é a primeira vez que os dois disputam o mesmo cargo. Rover que congregou uma força política de oposição à família Donadon desbancou nas eleições passadas o todo-poderoso Melki Donadon. Desta vez ele disputa com Goebel e as consequências de tudo isso pode ser desastrosa para ambos, encurtando uma brilhante carreira política de dois jovens que poderiam ter um futuro promissor se não fosse a pressa para galgar novos postos.

Melki fez isso no passado. Renunciou o mandato de prefeito para virar governador e até hoje tenta juntar os cacos para poder voltar à política.

No Cone Sul do estado, o prefeito de Chupinguaia, Wanderlei Palhari (PMDB) que já confirmou a pré-candidatura à reeleição é um dos mais tranquilos para as eleições de outubro. O nome de Palhari é quase uma unanimidade tanto na zona rural, quanto na cidade pelo excelente trabalho desenvolvido que o torna, teoricamente imbatível. É possível que o prefeito seja candidato único.

Já no lado oposto estão os prefeitos de Pimenteiras do Oeste, Olvino Luiz Dondé (PDT) e de Corumbiara, Silvino Alves Boaventura (PTB). O primeiro começa enfrentar graves problemas que podem resultar na cassação do mandato por improbidade e apesar de ainda estar habilitado à concorrer à reeleição, pode perder o mandato antes mesmo de assumir o segundo, caso seja reeleito. O segundo em fim de carreira enfrenta denúncias e mais denúncias.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions