Rondônia, 29 de Novembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Concentração de carotenoides em grãos verdes de milho comum e biofortificado

Terça-feira, 07 Junho de 2016 - 12:30 | Embrapa


Este artigo resulta de um trabalho que avalia a composição de carotenoides de grãos verdes de milhos comum e biofortificado. Nos grãos em estágio leitoso (milho verde) das cultivares de milho BRS 1030 (comum) e BRS 4104 (biofortificado), a zeaxantina foi o principal carotenoide identificado, entretanto, maiores concentrações de carotenoides totais e de luteína, β-caroteno e de carotenoides precursores de vitamina A foram observadas no milho biofortificado BRS 4104 (p<0.05), caracterizando a biofortificação desse material.

A biofortificação consiste no desenvolvimento de alimentos que apresentem conteúdo aumentado de minerais e vitaminas (WHITE; BROADLEY, 2005). É realizada através de um processo de cruzamento de plantas da mesma espécie, gerando cultivares que produzem alimentos mais nutritivos (EMBRAPA, 2015). O milho BRS 4104 é uma cultivar originada dessa biofortificação e foi disponibilizado comercialmente no Brasil em 2013. Esse material difere de outras cultivares de milho comum apenas pela quantidade aumentada de carotenoides precursores de vitamina A (pró-VA) (EMBRAPA, 2013), que são convertidos em vitamina A no nosso organismo. Essa vitamina possui várias funções no corpo humano, especialmente no processo visual, na manutenção da integridade da pele e do sistema imunológico (MCLAREN, 1999).

 "Os carotenoides pró-VA encontrados no milho são β-caroteno, α-caroteno e β-criptoxantina, mas a luteína e a zeaxantina, potentes antioxidantes e componentes importantes do olho humano, são os principais carotenoides presentes nos grãos do milho" ressalta a nutricionista Maria Cristina Dias Paes, da Embrapa Milho e Sorgo.

Para ler o trabalho na íntegra, clique aqui.

Autores:

Natália Alves Barbosa 
Bióloga, doutoranda em Ciências dos Alimentos
Universidade Federal de Lavras - Lavras-MG - nataliaalvesb@yahoo.com.br

Maria Cristina Dias Paes
Nutricionista, doutora em Ciências de Alimentos e Nutrição Humana
Analista da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG - cristina.paes@embrapa.br

Paulo Evaristo de Oliveira Guimarães
Engenheiro Agrônomo, doutor em Melhoramento de Plantas
Pesquisador da Embrapa Milho e Sorgo, Sete Lagoas-MG - paulo.guimaraes@embrapa.br

Joelma Pereira 
Engenheira Agrônoma, doutora em Ciência dos Alimentos
Professora da Universidade Federal de Lavras,  Lavras-MG -  joper@dca.ufla.br

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também