Rondônia, sábado, 21 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sexta, 11 de Março de 2011 - 09h10

Nova coluna aborda concursos públicos em Rondônia; Confira

Ridison Lucas de Carvalho


Nova coluna aborda concursos públicos em Rondônia; Confira

A partir desta sexta-feira o RONDONIAGORA dá início a uma nova coluna semanal, assinada pelo professor Ridison Lucas de Carvalho e que irá abordar os concursos públicos no Estado e no país. Ridison é portovelhense, bacharel em Direito, Oficial de Justiça Avaliador Federal do TRF1 e professor de cursos preparatórios para concursos na capital rondoniense, além de autor de apostilas específicas para a área. Ele é chamado no meio dos concurseiros de "Sr. dos Mnemônicos" devido a sua metodologia específica de estudo. Confira:

MPOG: Não vai ter concurso público em 2011!

Há poucos dias a secretária de Orçamento Federal do Ministério do Planejamento (Célia Correa) afirmou o seguinte: "Não vai ter concurso público nenhum nesse ano. A não ser que tenha uma emergência. Até mesmo aqueles que já tinham sido realizados e que não tinham o curso de formação concluído não vão sair” (ipsis litteris).

A referida decisão faz parte do plano de contenção de gastos públicos, objetivando alcançar um corte de R$ 50 bilhões no orçamento de 2011.

De par com a referida notícia, concurseiros de todo o Brasil passaram a ter dúvidas acerca do alcance da medida, sendo que muitos ainda estão desacreditados sobre futuras nomeações.

Visto isso, cumpre salientar que é tarefa do Ministério do Planejamento Orçamento e Gestão (MPOG) autorizar concursos públicos e nomeações de aprovados nos certames relativamente ao Poder Executivo Federal. Assim, pode-se afirmar que o MPOG não interfere nos Poderes Legislativo e Judiciário em relação à contratação de pessoal.

Nesse passo, concursos públicos como os do Tribunal Regional do Trabalho da 14ª Região, Tribunal Regional Federal da 1ª Região, bem como concursos estaduais e municipais não serão afetados pelo corte orçamentário. Da mesma forma, os cargos militares das Forças Armadas (Exército, Marinha e Aeronáutica) também estão fora do corte bilionário, valendo a mesma regra para as estatais que contam com orçamento próprio (Banco do Brasil, Correios, Caixa Econômica Federal e etc).

Restarão prejudicados, todavia, ao que parece, os concursos públicos da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), da Embratur e do Ministério do Meio Ambiente.

Com relação ao tão esperado concurso da Polícia Federal, em que pese não haver pronunciamento expresso, acredita-se que não será afetado, haja vista que a própria secretária declarou que casos especiais serão analisados. Nesse passo, ante a proximidade das Olimpíadas e Copa do Mundo de Futebol de Campo a serem realizados no Brasil, não restará outra alternativa a não ser a realização de novo certame para provimento de cargos da Polícia Federal.

Concurseiros e concurseiras, como vocês viram, o grande bolo dos concursos públicos não está afetado pelo corte orçamentário, Dessa forma, quem não parou continue e quem deu um “pause” nos estudos volte ao sistema “bunda-cadeira”, objetivando a aprovação para o cargo público almejado.

Nas próximas semanas estarei trazendo dicas para as provas de concurso do TRT14 e TRF1, dividindo a experiência de já ter obtido êxito nos últimos certames dos referidos órgãos públicos, locais onde trabalhei ou trabalho.

Sr. dos Mnemônicos


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions