Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 09 de Fevereiro de 2011 - 12h07

Torneira aberta, enxurrada de nomeações, novos cargos, viagens ao Nordeste, PPP recorde e o endereço de Ariquemes - Por Ivonete Gomes

Ivonete Gomes


--------------------------------------
“Ariquemes fica antes do lugar para onde Angélica iria não tivesse casado com Luciano Huck.”
--------------------------------------

Enxurrada de nomeações

As torneiras estão abertas e o Governo de Rondônia segue numa enxurrada de nomeações em cargos comissionados. Confúcio Moura (PMDB) não substitui apenas os apadrinhados do antecessor, ato completamente normal e necessário. Ele substitui e o faz premiando os não concursados com generosas gratificações. Os valores sempre ficam acima do CDS 13. No dia 14 de janeiro, o blogueiro que comanda Rondônia postou que não faria mais nenhuma nomeação naquele mês. Disse estar satisfeito e que só nomearia em casos excepcionalíssimos, que de tão excepcionais não teria surpresa porque já sabia não ter nenhum.  Confúcio foi além no seu discurso fajuto de moralidade, disse para os companheiros se acalmarem e voltarem aos poucos aos planos de suas próprias vidas como sempre fizeram. Antes do final do mês, o governador já havia nomeado mais 416 novos servidores.

Cabide de emprego

E o Diário Oficial do Estado de Rondônia começa a revelar que antes de qualquer aumento prometido para a Educação e a Saúde, a folha de pagamento de servidores é onerada diariamente. Lê-se meia dúzia de exonerações e centenas de novas nomeações. Até o último dia 07, mais 448 novos comissionados haviam sido incluídos nos quadros do Estado. Pelo andar da carruagem, Rondônia vai alcançar e trabalhar com uma folha de pagamento na casa dos 60% da arrecadação, teto estabelecido pela Lei de Responsabilidade Fiscal. Aí sim, nada de novas nomeações, muito menos reajustes.

Sem direção

Nas autarquias também é grande a farra de cargos comissionados e altos salários. O vice-governador, Airton Gurgacz, criou 69 novos cargos no Departamento Estadual de Trânsito (Detran). No mesmo projeto, o tio do senador Acir Gurgacz (PDT) realinhou os salários dos não concursados.

Viagens a rodo

Nota-se uma discrepância entre o que o governador escreve no seu blog e o que o seu governo, de fato, oficializa. Confúcio fala em economia, mas só na semana passada autorizou 10 viagens. Curiosamente, a única justificável não teve ônus para o Estado. O servidor Roberto Tetsuro Nakaoka, participou da “Oficina de Sistema de Gestão da Qualidade do Diagnóstico da Malária”, realizada em Brasília, pagando as despesas do próprio bolso.

Grandes coincidências

Dois grandes eventos aconteceram em Sergipe no final de semana e os dois eventos tiveram a participação de um feliz assessor governamental: FREDERICO DE CASTRO PERILLO, Diretor de Comunicação Social, do Governo, que ganhou 4 diárias para viajar àquele Estado, oficialmente, como explica decreto do governador Confúcio Moura, “no período de 3 a 6 de fevereiro de 2011, a fim de tratar de assuntos de interesse do Departamento de Comunicação Social - DECOM na Secretaria de Estado da Comunicação do Estado de Sergipe”.

Faz-me rir

Observando o calendário, no entanto, essa versão gera dúvida: a não ser que lá os funcionários públicos trabalhem sábado e domingo. Mas o primeiro dia da diária de Perillo cai em uma quinta-feira e a última no domingo. Ele acabou postando no Twitter e outros blogs, que participou de um curso de “Gestão Avançada em Mídias Sociais”, que pensa em trazer a Rondônia e Acre (é empresário do ramo). E não perdeu outro evento nas redondezas, o “Verão Sergipe”, na praia da Caueira, em Itaporanga D'Ajuda, a apenas 26 quilômetros para onde oficialmente o Governo o mandou. Animou-se por lá com um show de um grande nome da música brasileira. “Lulu Santos = Showman”, postou Perillo no Twiiter, no sábado, 5 de fevereiro, as 23h33min. É muita graça pra pouca verba pública, né não?

SEJUS

Já na secretaria dos presos, Justiça é fazer contrato de 57 mil Reais para reformar a parte elétrica da Colônia Penal Agrícola Ênio dos Santos Pinheiro. Diz a secretária Mirian Spreáfico que a Construtora Green (e é somente essa a informação disponibilizada no Diário Oficial sobre a contratada) apresentou proposta mais vantajosa para a administração pública.

Faz-me rir, de novo

Empresários espanhóis estiveram reunidos com o governador para apresentar um projeto de construção de um centro de convenções com capacidade para 8 mil pessoas. Seria uma PPP, Parceria Público Privada. Esse mundo globalizado é realmente fascinante. No dia 20 de janeiro, Confúcio escreveu no seu blog que procurava alguém que lhe emprestasse 30 milhões de Reais para a construção do tal prédio. Suponho, na minha santa ingenuidade, que empresários leram o blog de Confúcio na Espanha, fizeram o projeto, programaram a viagem e conseguiram a audiência. Tudo em apenas 18 dias. Percebi meu engano ao fazer suposições levando em consideração algumas “escrevinhações” do governador. Ele não tem nada de descompensado, é uma Excelência muitíssimo esperta.

OI? Tchau!

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Ji-Paraná enviou nota repudiando apagões em telefonia e internet no Estado. A frente da Assessoria Jurídica da entidade, o advogado Milton Fugiwara, prepara ação judicial contra a operadora OI. Um exemplo a ser seguido por toda a sociedade civil de Rondônia e Acre.

Angélica do Huck

A loira do Huck foi de uma tremenda grosseria com povo de Rondônia. Em entrevista à Revista Veja da edição do último dia 2 de fevereiro, a apresentadora Angélica, disse que Ariquemes “fica no fim do mundo à esquerda”. Na verdade, Ariquemes fica antes do lugar para onde Angélica iria não tivesse casado com Luciano Huck. 

Nota de Repúdio

O vereador Clóvis José (PMDB) enviou nota repudiando a falta de tato da “celebridade” com a pequena parcela da população brasileira de vive em Ariquemes, município localizado a 200 quilômetros de Porto Velho, capital de Rondônia, Unidade Federativa ao Norte do Brasil, América do Sul.


Confira a nota na íntegra:

Senhora, Ariquemes é o terceiro Município do Estado de Rondônia em população, com 90.354 habitantes (IBGE/2010);
Possui uma área de 4.427 km². Está localizado na porção centro-norte do estado, a 198 quilômetros de Porto Velho, Capital do Estado.
O nome Ariquemes é uma homenagem a tribo indígena Arikeme, habitantes originais dessa região. Estes índios falavam o txapakura, pertencente ao tronco lingüístico tupi. A tribo foi extinta, mas gravou seu nome na história futura da cidade.
O município foi fundado em 21 de novembro de 1977.
A Senhora está equivocada, ou melhor, não conhece Ariquemes, pois vou citar somente algumas qualidades de nossa cidade:
Ariquemes é o segundo Município em Arrecadação do Estado de Rondônia;
Ariquemes tem a honra de ter entre seus habitantes o Governador do Estado recém eleito, Dr. Confúcio Aires Moura;
Ariquemes também tem entre seus munícipes o deputado Federal (Moreira Mendes) de uma bancada de 8 que representa o Estado na Câmara Federal e 3 deputados estaduais em uma bancada de 24 (Adelino Follador, Saulo Moreira e Lorival Amorim);
Ariquemes recentemente foi citada pela Revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios como uma das 25 (vinte e cinco) melhores cidades do Brasil para se empreender.
Ariquemes hoje possui o terceiro rebanho de bovinos do Estado de Rondônia, possuindo 03 frigoríficos de grande porte;
Ariquemes é hoje o maior produtor de peixes em cativeiro da Região Norte, produzindo em torno de (7.000) sete mil toneladas ano, possuindo o único frigorífico de peixes;
Ariquemes também é grande produtor de café, cacau, guaraná e cereais;
Ariquemes possui ainda o maior garimpo de cassiterita a céu aberto do planeta.
Ariquemes reúne ainda inúmeras indústrias de diversos segmentos, gerando uma economia que é divisa para uma população que ultrapassa 90 mil habitantes.
Ariquemes possui o maior e melhor parque para realizações de exposições agropecuárias da Região Norte, onde já se apresentaram cantores de renomes Nacionais, dentre os quais citamos Ivete Sangalo, Leonardo, Chitãozinho e Xororó, Daniel, Sandi e Junior, Sergio Reis, Amado Batista, Victor e Léo, Cecília e Rodolfo Capital Inicial, entre outros;
Na área de saúde, Ariquemes hoje possui vários postos de saúde e um hospital regional público, um hospital da Criança também público, além de várias clínicas particulares e 05 hospitais  de grandes porte particulares;
Ariquemes na área da Educação possui 26 escolas Municipais, 09 escolas Estaduais, alem de 07 colégios particulares, e 04 instituições de ensino superior presencial e mais 3 instituições de ensino superior a distancia;
Ariquemes na área da comunicação, possui 4 emissoras de rádio, duas FM e duas AM, bem como 7 emissoras de TV: Rede TV, Globo (TV Ariquemes), SBT (TV Allamanda), NGT (Tv do Povo), Amazon Sat, Rede Record (TV Candelária Ariquemes) e Band. Sendo que 5 delas com programação local e ainda possui 03 jornais semanais.
Portanto Senhora Angélica, quando você, vou lhe tratar de você pois estou indignado com o que você disse.
Quando você esteve em Ariquemes, nossa população a recebeu de braços abertos, e também acredito que você recebeu o valor contratado pelo seu show.
Me recordo bem que a época em que você apresentou-se na APA (Associação dos Pecuaristas de Ariquemes), o público foi muito bom, não comparando aos shows de Leonardo em sua primeira apresentação solo e ao Show de Ivete Sangalo, estes cantaram para um público de mais de 50.000 pessoas.
Angélica, você destratou seus fãs de Ariquemes, que prestigiam ao programa Vídeo Game e Estrelas, bem como aos ouvintes de suas canções.
Angélica, Ariquemes tem somente 33 anos, e está em pleno desenvolvimento, portanto não é o fim do mundo à esquerda.
Depois de tudo que relatamos neste repúdio ao que você falou sobre a querida Ariquemes, gostaria que você repensasse o que disse em sua declaração infeliz sobre este Município de gente honesta e trabalhadora, que se sentiram ofendidas, se você ainda pensar que está certa, sinto muito pelo seu posicionamento.
 
 Vereador Clovis José
Líder do Executivo
PMDB – Ariquemes
Presidente do Lions Club Canaã
Acadêmico de Psicologia (7º Período)
Ariquemense Indignado   
Id 644.020.ssp-ro   fone 9988-4685


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions