Rondônia, sexta-feira, 6 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Terça, 19 de Outubro de 2010 - 10h13

COMPARAÇÃO ENTRE ÚLTIMAS PESQUISAS DIVULGADAS REVELA QUEDA DE CONFÚCIO E ASCENSÃO DE CAHULLA

RONDONIAGORA


Com a divulgação de duas pesquisas eleitorais em Rondônia nos últimos dias, a única certeza é que a eleição ainda não está decidida no Estado. Foram utilizadas a mesma metodologia, ou seja, sondagens por amostragem em períodos diferentes. O Instituto Previsão por exemplo, realizou pesquisa entre os dias 9 a 13 de outubro, contratada pelo Jornal Diário da Amazônia e ouviu 1075 eleitores. Os números eram completamente favoráveis ao candidato Confúcio Moura (PMDB), que teria nada menos que 61,95% de votação contra 29,86% de João Cahulla. Indecisos somariam 6,6% e brancos e nulos, 1,58%.

Na pesquisa do IBOPE, divulgada nesta segunda-feira pela TV Rondônia Confúcio Moura aparece com 52%. João Cahulla obteve 39%. Brancos e nulos, 3%. Indecisos, 6%.

A comparação entre as duas pesquisas com mesma metodologia e margem de erro de 3%, revela uma acentuada queda de Confúcio Moura, em torno de 10 pontos percentuais. E foi em torno de 10% que Cahulla subiu comparativamente.

Cidades pesquisadas

O instituto Previsão ouviu 1.075 eleitores, em Alta Floresta, Alvorada do Oeste, Ariquemes, Cacoal, Candeias do Jamari, Colorado do Oeste, Espigão do Oeste, Guajará Mirim, Jaru, Ji-Paraná, Presidente Médici, Nova Mamoré, Ouro Preto, Pimenta Bueno, Porto Velho, Rolim de Moura, São Miguel e Vilhena.

A sondagem do IBOPE foi realizada no final de semana, entre os dias 15 a 18 com 812 eleitores nas cidades de Porto Velho, Buritis, Candeias do Jamari, Cujubim, Costa Marques, Guajará-Mirim, Ariquemes, Machadinho D'oeste, Monte Negro, Rio Crespo, Governador Jorge Teixeira, Jaru, Ji-Paraná, Mirante Da Serra, Ouro Preto Do Oeste, Presidente Médici, Alvorada D'oeste, Nova Brasilândia D'oeste, São Miguel Do Guaporé, Alta Floresta D'oeste, Alto Alegre Dos Parecis, Cacoal, Espigão D'oeste, Rolim De Moura, Santa Luzia D'oeste, Pimenta Bueno, São Felipe D'oeste, Vilhena, Cerejeiras e Corumbiara.

Confira os dados técnicos das pesquisas:

PESQUISA: INSTITUTO PREVISÃO

Data do Registro 08/10/2010
Protocolo 29146/2010
Processo 2034-78.2010.6.22.0000
Contratada PREVISÃO TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO LTDA.
Contratante EDITORA DIARIO DA AMAZONIA LTDA.
Valor da Pesquisa: R$ 8.000
Origem dos Recursos CAPITAL DE GIRO RESERVADO PARA REALIZAÇÃO DE PESQUISA
Pagante do Trabalho: SERGIO LUIS DEMOMI
Período de Realização de 09/10/2010 a 13/10/2010
Nr. de entrevistados: 1075
Metodologia de Pesquisa: Pesquisa por amostragem estratificada por sexo e idade com sorteio aleatório dos entrevistados. As entrevistas envolvem toda a área urbana de 18 municípios do estado de Rondônia, onde qualquer habitante com idade superior a 16 anos e eleitor do município terá a chance de ser entrevistado. A amostra foi dividida proporcionalmente ao número de eleitores de cada cidade. Foi utilizado como base de cálculo o eleitorado divulgado pelo TRE-RO.
Plano Amostral - 18 municípios: Porto Velho,Candeias do Jamari,Ariquemes,Alvorada,Jarú,Ouro Preto,Ji-Paraná,Pres. Médici,Cacoal,Pimenta Bueno,Rolim de Moura,Alta Floresta,São Miguel,Espigão do Oeste,Colorado D`Oeste,Vilhena,Nova Mamoré,Guajará-Mirim. –
Ponderação: A pesquisa é auto-ponderada para as variáveis de zona, sexo e idade. Para as variáveis renda familiar e grau de instrução não se aplica ponderação. –
Intervalo de confiança / Margem de erro: A margem de erro máxima estimada é de 3,0%, para mais ou para menos, com um grau de confiabilidade de 95%.

PESQUISA IBOPE:

Data do Registro: 13/10/2010
Protocolo: 29741/2010
Processo 2044-25.2010.6.22.0000
Contratada: IBOPE Inteligência Pesquisa e Consultoria Ltda.
Contratante: RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA. - Avenida Governador Jorge Teixeira Nº 546 - Porto Velho - RO - CNPJ 04 387 825 0002 42
Valor da Pesquisa: R$ 62326,85
Origem dos Recursos: RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.
Pagante do Trabalho: RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA.
Período de Realização: de 15/10/2010 a 18/10/2010
Nr. de entrevistados: 812
Metodologia de Pesquisa: Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.
Plano Amostral: Representativa do eleitorado da área em estudo, elaborada em três estágios. No primeiro estágio fez-se um sorteio probabilístico dos municípios pesquisados, pelo método PPT (probabilidade Proporcional ao Tamanho), tomando o eleitorado de cada um, como base para tal seleção. Em um segundo estágio, dentro dos municípios sorteados foram selecionados, também pelo método PPT, os setores censitários onde as entrevistas foram realizadas. No terceiro estágio, dentro dos setores sorteados, os respondentes foram selecionados através de quotas amostrais, proporcionais em função de variáveis significativas, a saber: Sexo, Idade,Grau de instrução e Ramo de atividade, de acordo com o perfil do eleitorado. O nível econômico é assegurado através do controle das variáveis descritas acima da dispersão geográfica da amostra. Em relação à ponderação, devido à metodologia amostral adotada, os fatores de ponderação a serem aplicados em toda as variáveis(sexo, idade, grau de instrução ramo de atividade e posição na ocupação), assumem valor igual a 1(um).
O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 3(três) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.
Sistema interno de controle e verificação: Para a realização da pesquisa, utiliza-se uma equipe de entrevistadores e supervisores contratados pelo IBOPE INTELEGÊNCIA E CONSULTORIA LTDA. devidamente treinados para o trabalho. Após os trabalhos de campo, os questionários são submetidos a uma fiscalização de 20% (vinte por cento) dos questionários aplicados pelos entrevistadores; para verificação das respostas e da adequação dos entrevistadores aos parâmetros amostrais.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/comparacao-entre-ultimas-pesquisas-divulgadas-revela-queda-de-confucio-e-ascensao-de-cahulla)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions