Rondônia, domingo, 8 de dezembro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Eleições

Publicado em Segunda, 24 de Setembro de 2012 - 14h06

Juíza: Ibope transformou Rio Branco em "comédia patética"

Terra


A juíza da primeira zona eleitoral de Rio Branco (AC), Maha Khouzi Manasfi e Manasfi, acatou o pedido do Ministério Público Eleitoral (MPE) e impugnou a pesquisa Ibope/TV Acre para prefeito de Rio Branco, mesmo após sua divulgação na última sexta-feira pela emissora de televisão, afiliada da Rede Globo. Em sua sentença, à qual o Terra teve acesso, Maha considera que o Ibope feriu o princípio da igualdade de disputa ao elaborar questionário para o segundo turno com apenas dois candidatos. Para ela, a pesquisa transformou a cidade numa "comédia patética"."Não é legítimo o Ibope - que não deveria exercer nenhuma parcela de poder - estabelecer previamente quem ficará na disputa ou nomear quem ele ache conveniente permanecer", disse a juíza. Para ela, a última pesquisa mudou "drasticamente de rumo" o cenário político-eleitoral da capital do Acre, acabando por transformá-lo numa "comédia patética". Os formulários apresentavam ao eleitor os nomes de Marcus Alexandre (PT) e Tião Bocalom (PSDB) no segundo turno, deixando de fora os demais concorrentes. "O cenário político-eleitoral, com esta última pesquisa Ibope, mudou drasticamente de rumo, transformando-o numa comédia apática e patética, com forte apelo para um melodrama vespertino digno de canal livre", criticou a magistrada na sentença. Com o pedido de impugnação atendido, todos os veículos que publicaram os resultados do levantamento são obrigados a retirar do ar, sob pena de pagamento de multa no valor de R$ 53 mil. Além disso, uma investigação será realizada para encontrar possíveis falhas na apuração da pesquisa.

Esta é a segunda vez que os dados do Ibope são questionados na Justiça do Acre. Em agosto, os advogados do PSDB entraram com pedido de impugnação alegando "contaminação" dos questionários. Segundo eles, o instituto induzia o eleitor a responder de forma favorável ao candidato do PT, ao pedir a opinião sobre o governador Tião Viana (PT), e programas executados pelo governo.

O pedido foi deferido pela mesma juíza. O resultado, que apontava vantagem do candidato petista, ficou uma semana impedido de ser divulgado pela emissora da Rede Globo. No sábado, a Justiça Eleitoral também emitiu sentença desfavorável ao Ibope em Porto Velho, capital de Rondônia. A pedido do PPS, uma pesquisa que seria divulgada amanhã pela TV Rondônia/Rede Globo foi impugnada. O questionário excluía o candidato Mário Português (PPS).

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/eleicoes/juiza-ibope-transformou-rio-branco-em-34-comedia-patetica-34)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions