Rondônia, 31 de janeiro de 2023
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Comissão de senadores visitará obras de Jirau e Santo Antônio

Terça-feira, 15 Março de 2011 - 18:08 | Marco Santi


O senador Ivo Cassol (PP-RO) argumentou e obteve uma vitória nesta terça-feira, 15, na Comissão de Meio-Ambiente, Controle e Fiscalização do Senado: conseguiu aprovar que os senadores façam um acompanhamento oficial das obras e das compensações das usinas de Santo Antônio e Jirau, no Rio Madeira, juntamente das obras da usina de Belo Monte, no estado do Pará.



Cassol argumentou que muitos erros foram cometidos na implantação das usinas do Madeira, como a não retirada de madeira das áreas alagadas para implantação de um pólo madeireiro e a demora das compensações para o estado, entre outros, e que estes erros não podem se repetir em Belo Monte, ainda mais numa obra de grande porte como a que está para ser iniciada. “Desde o início do projeto eu avisei que erros estavam acontecendo, mas deram pouca atenção. Agora não dá mais para remediar, mas pelo menos podemos impedir que estes mesmos erros se repitam”, disse ele.

O senador também argumentou sobre a necessidade de mudar a legislação tributária para que os estados produtores de energia, como Rondônia e o Pará, na Região Norte, sejam beneficiados com os impostos arrecadados pela geração da energia. Atualmente somente os estados consumidores recebem parte da arrecadação, enquanto os produtores ficam com os royalties, uma divisão desigual, segundo Cassol.

Para se ter uma idéia, quando as usinas de Santo Antonio e Jirau estiverem produzindo a plena carga, os royalties somarão cerca de R$ 50 milhões/ano, enquanto a receita estimada em ICMS deverá chegar aos R$ 600 milhões. “Nós que vamos produzir e depois sofrer com a ressaca ficaremos apenas com uma banana, enquanto a melhor parte vai para quem consome, os estados do sul e sudeste”, afirmou Cassol.

Os senadores Blairo Maggi (MT) e Marisa Serrano (MS) apoiaram de imediato a iniciativa de Cassol, manifestando publicamente serem favoráveis à inclusão das usinas do rio Madeira nas obras a serem fiscalizadas pela Comissão, sendo depois acompanhados pelos demais senadores presentes. A proposta de Cassol foi aprovada por unanimidade, e na próxima reunião da Comissão serão escolhidos os membros que farão a primeira visita ao complexo hidroelétrico do Madeira, possivelmente no próximo mês de abril.

Prefeitos e vereadores levam pleitos a Cassol

Os prefeitos José Brasileiro, de Nova Mamoré, José Luiz Vieira, de São Felipe, e Cloreni Matt (Luza da Cassol), de Santa Luzia, estiveram nesta terça-feira no gabinete do senador Ivo Cassol, em Brasília, acompanhados de vereadores e secretários municipais.

A preocupação de todos eles era sobre o contingenciamento das emendas determinado pela presidente Dilma Roussef, o que certamente irá prejudicar a liberação de emendas e verbas federais para projetos de infra-estrutura que aguardam liberação junto aos ministérios.

O prefeito Luza, que estava acompanhado do vereador José Antonio Justiniano dos Santos (Pirulito) por exemplo, trouxe para Cassol um projeto de implantação de internet grátis para o município, em parceria com o ministério das Comunicações, um programa que já existe e está funcionando em diversos municípios, além do pedido de um trator de esteira junto ao ministério das Cidades. “O Cassol sempre nos atendeu quando era governador, e agora senador não foi diferente, almoçamos juntos e tivemos as portas abertas aqui no gabinete”, disse Luza ao final da audiência, quando ambos concederam entrevista à Rádio Parecis FM de Santa Luzia.

A todos os prefeitos que o visitaram Cassol solicitou cópias dos projetos que aguardam liberação explicou que já está conversando com os ministros sobre o que pode ser liberado, especialmente aos pequenos municípios, uma vez que praticamente todos não possuem arrecadação suficiente para realizar obras e tocar a administração dentro da Lei de Responsabilidade Fiscal. “Meu gabinete é do povo de Rondônia e seus representantes, estamos aqui para trabalhar pelo país e principalmente, pelo povo de Rondônia”, disse Cassol ao se despedir dos visitantes.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Senador Cassol participa da Mesa Diretora na abertura dos trabalhos

Pela primeira vez desde que assumiu seu mandato, o senador Ivo Cassol participou da Mesa Diretora do Senado na qualidade de primeiro secretário. Fo...

Natan Donadon tenta enganar população com suposta liberação de emenda

No final da tarde desta terça-feira o senador Ivo Cassol foi informado pela assessoria que o deputado Natan Donadon teria divulgado a informação no...

Cassol e Natan se estranham em Brasília

-------------------------------------------------------“Lembrar é fácil para quem tem memória. Esquecer é difícil para quem tem coração”. ...