Rondônia, quarta-feira, 24 de abril de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 08 de Abril de 2019 - 18h17

Empresas têm 15 dias para iniciarem o transporte escolar da zona rural de Porto Velho

da Redação


Empresas têm 15 dias para iniciarem o transporte escolar da zona rural de Porto Velho

Em uma coletiva de imprensa na tarde desta segunda-feira (8) o secretário municipal de educação, Márcio Felix, informou que o as empresas Performance e Freitas, tem 15 dias para dar início ao serviço de transporte fluvial e terrestre dos alunos da zona rural de Porto Velho. Das 57 escolas rurais existentes, 32 iniciaram o letivo no dia 1º de abril, conforme a recomendação do Ministério Público (MP).

O secretário explicou que para regularizar o transporte terrestre são necessários 143 ônibus. “Nós assinamos o contrato na última sexta-feira com a empresa Freitas, que está providenciando esses veículos para logo em seguida começar a operar. Ela tem 15 dias de prazo para iniciar o transporte de alunos em processo emergencial válido por 100 dias”, disse Márcio Felix.

A Prefeitura atende 39 escolas municipais com o transporte terrestre e, desse total, 12 já estão em funcionamento. O serviço ainda contempla 17 escolas estaduais.

Já o transporte fluvial, a empresa Performance ganhadora da licitação emergencial, também tem 15 dias para o início da operação de transporte dos alunos do baixo madeira com 76 voadeiras para atender 1.016 alunos. O valor do serviço vai custar pouco mais de R$ 2 milhões. “As escolas que dependem desse transporte devem iniciar as aulas até final deste mês. O atraso se deve ao processo licitatório ordinário que sofreu questionamentos e teve que ser encaminhado para as devidas providências”, esclareceu o secretário.

Calendário

Apenas oito escolas ainda não conseguiram concluir o calendário letivo de 2018, sendo elas Escola Municipal Deigmar de Moraes de Souza, Francisco Chiquilito Erse, José Freitas, União, Nossa Senhora de Aparecida, Boa Esperança, Santa Júlia e Flor do Cupuaçu. “Para essas escolas, nossa equipe pedagógica está fazendo o calendário escolar com as devidas reposições que terá que ser feita. Eles terão um calendário escolar diferenciado, que deverá completar os 200 dias letivos, sem mais prejuízos aos estudos”, garantiu Márcio Felix.

Licitação definitiva

O secretario informou que o processo licitatório foi encaminhado para o Tribunal de Contas do Estado (TCE), mas foi solicitado que a secretaria fizesse algumas adequações. Ainda não há uma data certa para a licitação. “Já estão sendo realizadas as adequações e tudo isso vai resolver o transporte escolar definitivamente, tanto o serviço terrestre quanto o fluvial”, disse Márcio Felix.

Estradas

O secretário de agricultura, Francisco Evaldo, afirma que a prioridade da Prefeitura nesse momento é fazer a recuperação das estradas rurais para dar melhor trafegabilidade para os ônibus que transportam os alunos. “Todo o maquinário da nossa secretaria já está sendo destinado para iniciar os serviços onde está intrafegável de acordo com a relação passada pela Semed”, afirmou.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/empresas-tem-15-dias-para-iniciarem-o-transporte-escolar-da-zona-rural-de-porto-velho)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions