Rondônia, 01 de Dezembro de 2022
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Ibama/Prevfogo em Rondônia antecipa ações para a próxima temporada de seca no Estado

Terça-feira, 15 Março de 2011 - 16:49 | Assessoria


A Coordenação Estadual do PREVFOGO está organizando a instalação de oito (8) brigadas no Estado de Rondônia, preparando-se para o combate aos incêndios florestais dos próximos meses.



Das oito brigadas, seis (6) serão compostas por quinze (15) brigadistas nos seguintes municípios: Candeias do Jamari, União Bandeirantes, Campo Novo, Pimenta Bueno, Guajará Mirim e Costa Marques. As outras duas (2) terão vinte e nove (29) componentes e ficarão sediadas em Nova Mamoré e Machadinho do Oeste.

As novas brigadas são as de: Guajará Mirim, Pimenta Bueno, Candeias do Jamari e Campo Novo.

Serão investidos em Rondônia cerca de R$ 5 milhões entre equipamentos, hora de helicóptero e outros, envolvendo todo o investimento físico e operacional.

Uma nova estratégia de atuação, denominada Tiro Quente (Hot Shot), está sendo planejada pela Coordenação Nacional do PREVFOGO, prevendo a criação de três (3) grandes brigadas localizadas em Brasília, Rio de Janeiro e Rondônia, compostas por quarenta e quatro (44) brigadistas, selecionados dentre os mais experientes. Estas cidades foram escolhidas em razão da localização e das regiões adjacentes, visando a defesa por exemplo, da Mata Atlântica, da caatinga, da Floresta Amazônica, tendo em vista os terríveis incêndios florestais ocorridos no ano passado. Estas brigadas terão como característica básica a mobilidade e treinamento especial, podendo ser deslocadas para outros estados sempre que necessário, atendendo a demandas em todo o País.

Em Rondônia, esta brigada ficará sediada em Ariquemes, região central do Estado e disporá de instalações e do caminhão Rodofogo equipado para combate aos incêndios florestais.

Além do combate aos incêndios, os brigadistas realizam ações de educação ambiental, dando palestras, visitando e orientando agricultores sobre as melhores práticas para evitar os incêndios.

Uma outra frente de atuação do PREVFOGO/RO é a produção de mudas de essências florestais nativas, incluindo variedade frutíferas. As mudas são destinadas à recuperação de matas ciliares, áreas degradadas e urbanização. Este ano deverão ser produzidas 150.000 mudas, das quais 100.000 serão plantadas em Porto Velho em acordo firmado com a Prefeitura, que fornece a sacola para acondicionamento e o NPK (adubo químico). No ano passado foram produzidas 70.0000 mudas que foram distribuídas nos respectivos municípios de produção onde as brigadas estavam instaladas.

De acordo com o Superintendente, César Luiz da Silva Guimarães, o trabalho do PREVFOGO representa uma das estratégias mais fortes no sentido de melhorar a qualidade ambiental, fazendo a prevenção aos incêndios florestais, conseqüentemente minimizando os efeitos nocivos à população, implicando na efetividade dos combates aos mesmos.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Onde a Lei funciona: No Acre, PF desencadeia operação para prender quem faz queimadas

A Polícia Federal juntamente com o IMAC, o IBAMA e com o apoio da Operação Sentinela deflagrou a terceira etapa da Operação Floresta Viva. A operaç...

CUJUBIM, BURITIS E UNIÃO BANDEIRANTES SÃO OS CULPADOS PELO FUMAÇA QUE COBRE RONDÔNIA, DIZ IBAMA

Após a ação do Ministério Público de Rondônia e do Federal, os organismos fiscalizadores decidiram agir e anunciaram nesta sexta-feira, através de ...

Queimadas: MPs instauram procedimentos para investigar atuação dos órgãos ambientais

O Ministério Público Federal (MPF) e o Ministério Público do Estado de Rondônia (MP/RO) abriram, em suas unidades, procedimentos investigatórios pa...

IBAMA PRENDE UM POR QUEIMADAS E APLICA MULTAS DE R$ 5 MILHÕES

A operação de combate a incêndios coordenada pelo IBAMA realizou nesta quarta-feira no Distrito de Extrema a primeira prisão em razão de flagrante ...