Rondônia, terça-feira, 18 de maio de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 12 de Setembro de 2016 - 12h51

Temporal em Porto Velho registrou ventos de até 80,6 Km/h

Da redação


Temporal em Porto Velho registrou ventos de até 80,6 Km/h

O vendaval que atingiu Porto Velho na tarde domingo começou sua formação próximo a Candeias do Jamari e ganhou força em direção a Porto Velho, atingindo com maior intensidade as regiões Sul, Leste e Central da capital, segundo informações do Sisteam de Proteção da Amazônia (Sipam). Os ventos atingiram velocidade de até 80,6 km/h, e foram classificados com grau 10, numa escala de vai de 0 a 12.

Na capital, o Corpo de Bombeiros registrou mais de 50 chamados após a forte tempestade, que causou grande número de quedas de árvores, afetou a rede elétrica, derrubou uma torre de TV, e ainda destelhou casas.

Para o Sipam, o temporal foi provocado pela “formação de nuvens convectivas, tipo Cumulusnimbus (Cb), que devido ao forte calor e a alta umidade da região, ganharam mais desenvolvimento, provocando chuvas que vieram acompanhadas de rajadas de ventos, descargas atmosféricas e queda de granizo. Esses tipos de fenômenos são comuns nesta época do ano, devido à combinação de altas temperaturas e umidade do ar”.

Na estação meteorológica do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), localizada na Embrapa – CPAF, no período compreendido entre as 14 horas e 15 horas, foi registrado chuva de 10,4 mm. A direção dos ventos predominou de Sudoeste.

Na manhã desta segunda-feira (12), em alguns bairros da capital, a energia ainda não foi restabelecida, como é o caso dos bairros JK e Teixeirão. Na região central da  capital, muitas árvores continuam caídas. Segundo capitão do Corpo de Bombeiros Roberto Elói, após a chuva, a corporação iniciou os trabalhos de retirada das árvores em alguns pontos onde o trânsito estava congestionado. “Nós iniciamos os trabalhos de retirada de árvores logo após a chuva dar trégua, a prefeitura nos ajudou bastante para que nos conseguisse liberar a passagem”, explica.

Em relação a rede de energia elétrica, a Eletrobras Distribuição Rondônia confirma que vários pontos sofreram danos após serem atingidas por telhas, outdoors, árvores que caíram e derrubaram postes, assim como uma torre de comunicação. Equipes de plantão e sobreaviso foram acionadas e realizaram o atendimento as ocorrências dando prioridade para as áreas que ofereciam risco de vida e que atendiam hospitais.

Vítimas

Segundo o Corpo de Bombeiros, a chuva e os ventos causaram a derrubada de uma parede em cima de um homem de 50 anos. Ele teve fratura expostas nas duas pernas por ter quebrada as duas tíbias.

Na manhã desta segunda-feira, o idoso Inácio Xavier, de 72 anos, morreu eletrocutado em um pasto de uma propriedade rural no final da Avenida Raimundo Cantuária, Bairro Jardim Santana, Zona Leste de Porto Velho. No local, há um fio de alta tensão que pode ter caído com o temporal.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions