Rondoniagora.com

Rondônia, 03 de Outubro de 2022
Banner
Siga o Rondoniagora

Opinião

1º Portal do Agronegócio de Rondônia discute setor produtivo no sul do estado

Terça-feira, 30 Agosto de 2016 - 10:39 | Da redação


1º Portal do Agronegócio de Rondônia discute setor produtivo no sul do estado
Na próxima sexta-feira (2) e sábado (3), os produtores e agentes do agronegócios na Região Sul do estado discutem o seguimento produtivo e suas novas tecnologias durante o 1º Portal do Agronegócio de Rondônia. O evento acontece na sede da Associação Comercial e Industrial de Vilhena (Aciv). Estarão presentes os bancos do Brasil, Banco da Amazônia (Basa) e o Sicoob.

A programação inclui palestras sobre agricultura de precisão, GTA eletrônico, gerenciamento da piscicultura com software desenvolvido para este fim, desenvolvimento e apoio à pecuária, revitalização de nascentes e matas ciliares (projeto Beija-Flor) e Plano Safra. O ex-ministro da agricultura, Roberto Rodrigures, minstrará a palestra “As Perspectivas do Agronegócio”.

Segundo o secretário de Estado da Agricultura (Seagri), Evandro Padovani, este é um evento planejado e organizado pelo Governo de Rondônia que pretende fortalecer a atuação dos produtores rurais, apresentando o que há de novidade para o setor, as novas tendências, o uso de novas tecnologias de produção, as oportunidades de negócios e a potencialidade da região. Ainda segundo o secretário, no evento os produtores poderão conhecer e negociar máquinas e equipamentos agrícolas modernos.

A secretária adjunta da Seagri, Mari Braganhol, também terá um momento de conversa com os pequenos produtores rurais, e em especial aos produtores de peixes, sobre ampla faixa de mercado para colocação de sua produção, incluindo o próprio poder público, que vem ampliando gradativamente o uso do pescado na merenda escolar, por exemplo. O público deste evento ainda terá palestras sobre a suinocultura e a estruturação de sua cadeia produtiva, e sobre produção e comercialização de hortifrutigranjeiros.

Segundo dados do governo, a Região Sul de Rondônia, que inclui Vilhena, Colorado, Cerejeiras, Pimenteiras, Chupinguaia, Cabixi, Corumbiara, é responsável por 80% da produção de grãos no estado, percentual determinante para que a região sediasse o 1º Portal do Agronegócio.

Simultaneamente a este evento os produtores, empresários e agentes do agronegócio vão participar do Seminário de Capacitação para Empresários e Profissionais de Contabilidade, evento que será realizado na sede do Rotary Clube de Vilhena, e que abordará temas dirigidos à oficialização de pequenos negócios e que interessam a todos.

Entre os vários assuntos deste seminário estão previstas palestras sobre a adoção da regra legal do Empresa Fácil – Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios -, Comércio Exterior (Exportação) e Gestão Contábil e Fiscal nas Empresas, temas que serão abordados e trabalhados por especialistas da Junta Comercial de Rondônia (Jucer), do Ministério da Indústria e Comércio (MDIC), e da Federação Nacional de Contabilidade, fechando o 1º Portal do Agronegócio de Rondônia. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News