Rondônia, sábado, 16 de janeiro de 2021
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Polícia

Publicado em Quarta, 06 de Março de 2013 - 08h20

Polícia Civil deflagra operação para prender acusados de homicídios

ASCOM/PC/RO


Teve início nesta terça-feira a Operação "Thanatos”, voltada para o combate aos crimes de homicídio consumados e tentados ocorridos recentemente em Ariquemes.

Ações foram empreendidas no sentido de dar uma pronta e imediata resposta do Estado contra os elevados índices de violência na cidade de Ariquemes e localidades adjacentes, com a urgente solução dos recentes inquéritos policiais instaurados e a prisão dos suspeitos envolvidos nos crimes apurados.

Participaram da Operação o delegado Regional de Ariquemes, Thiago Flores, os delegados titulares das 1ª, 2ª e 3ª delegacias de Polícia Civil de Ariquemes, respectivamente: Rodrigo Spiça, Ricardo Souza Rodrigues e Rodrigo Silva Duarte, a delegada titular da Delegacia Especializada de Atendimento à Mulher, Juliana Hérica de Araújo Tavares, o delegado titular da 1ª Delegacia de Polícia Civil de Buritis, Lucas Torres Ribeiro e os delegados Vinícius Lucena Tavares Bastos e Rodrigo Camargo Ribeiro.

Na operação "Thanatos" foram solucionados quatorze inquéritos policiais, que permitiram a identificação de dezesseis suspeitos, dos quais sete foram presos e permanecem à disposição da justiça, dois terão a qualquer momento suas prisões preventivas decretadas e apenas seis ainda estão foragidos.

Uma análise criminal elaborada pela Polícia Civil de Ariquemes apontou que os homicídios investigados estão em sua maioria particularmente relacionados a razões passionais (normalmente praticados de forma repentina); questões patrimoniais (praticados de forma planejada); e acertos de contas ou dívidas de drogas (praticados com características típicas de execução).

O alto índice de violência no município de Ariquemes de deve a diversos fatores históricos e sociais da região, dentre eles:
• • As explorações do garimpo que promoveram uma migração indiscriminada e sem controle de pessoas para o município em busca de emprego, somadas a ausência de uma política de fiscalização e apoio social a esses indivíduos, por parte do governo;
• • A falta de investimentos para o combate efetivo da criminalidade, que por consequência cria uma expectativa de impunidade que incentiva a reincidência criminosa,
• • e a formação de quadrilhas voltadas para a prática de roubos e execuções, que se instalaram e se estabeleceram na região em decorrência dos fatores anteriores.

Foram realizados estudos estatísticos pelas delegacias de Polícia Civil, que permitiram uma análise comparativa dos meses de janeiro e fevereiro de 2012 com o primeiro bimestre de 2013, quando ocorreram na região : 11 homicídios consumados e cerca de 8 tentativas de homicídio, no 1º bimestre de 2012, e 14 homicídios consumados e 11 tentativas neste mesmo período em 2013, revelando um aumento significativo da violência.

Dos 24 homicídios consumados e tentados em 2013, 10 foram solucionados apenas nesta operação, sendo 07 homicídios consumados e 03 tentativas.

Após o levantamento de dados efetuado pela Polícia Civil foram estabelecidas diretrizes de atuação e combate aos índices de homicídios, cujas providências preliminares consistem na:

• Atuação repressiva imediata aos crimes de homicídios, assim que praticados, visando à elucidação do inquérito e a prisão do (dos) suspeito (os) nas primeiras horas;

• A desarticulação de quadrilhas e co-partícipes que atuem em atividades típicas de extermínio, vulgarmente conhecidas como “pistolagem”.

• O auxílio ao poder judiciário na fiscalização de apenados que sejam colocados em liberdade condicional, monitorando suas atividades, como forma de evitar a reincidência que é muito comum em indivíduos voltados para a prática de homicídios.

Os inquéritos policiais restantes serão concluídos e encaminhados ao Ministério Público para oferecimento de denúncia dos suspeitos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions