Rondônia, quarta-feira, 15 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 27 de Junho de 2013 - 08h33

Carlos Magno participa de reuniões no Rio Grande do Sul para discutir conflito agrário

Assessoria


A Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e da Amazônia - CINDRA com o apoio da Subcomissão Especial de Demarcações de Terras Indígenas realizou reunião em Mato Castelhano, município do estado do Rio Grande do Sul e na Comunidade de Mato Preto, localidade que dá nome à reserva indígena que a FUNAI pretende demarcar, para tratar de conflitos agrícolas, entre produtores rurais e indígenas.
A reunião realizada na última sexta-feira (21), contou com a presença de vários membros da CINDRA, dentre eles o deputado federal Carlos Magno (PP-RO) que está sempre atento às questões relacionadas a conflitos agrícolas, pois, segundo o parlamentar sua atuação é baseada em ações que possam extinguir as injustiças praticadas no campo e para isso acompanha também as iniciativas ditas benéficas aos indígenas que muitas vezes tem objetivos nada prósperos para as tribos, segundo Magno.
A área em disputa se expande entre os municípios de Getúlio Vargas, Erebango e Erechim e chega a abranger cerca de 4.230 hectares. A área de Mato Preto foi declarada de posse indígena e provocou a revolta de 1,2 mil agricultores que moram nas terras e detêm títulos de posse.
O conflito na região se intensificou após as denúncias de fraude na elaboração do laudo antropológico. Segundo declaração do ministro da Justiça, José Eduardo Cardozo, não haverá suspensão das demarcações. Esta declaração estimulou ainda mais a Comissão a realizar as reuniões nas comunidades envolvidas. Neste caso, a área reivindicada é de aproximadamente 50 mil hectares, abrangendo terras dos municípios de Mato Castelhano, Pontão, Sananduva, Água Santa, Gentil, Marau, Ciríaco e Cacique Doble.
Segundo Carlos Magno a missão oficial foi bastante positiva, porque colheu depoimentos importantes dos produtores rurais ameaçados de expulsão na região e com base nestes depoimentos irão elaborar carta relatando a realidade vivenciada pela comunidade indígena e agricultores, para que os processos de demarcação de terras indígenas sejam formulados com base em fatos reais conforme conferido pelos parlamentares.

A reunião do estado do Rio Grande do Sul contou com a participação dos seguintes parlamentares:
Deputado Federal Jerônimo Goergen (PP/RS) – Presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e da Amazônia – CINDRA
Deputado Federal Carlos Magno Ramos (PP/RO) – Vice Presidente da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e da Amazônia – CINDRA e membro da Subcomissão Especial de Demarcações de Terras Indígenas
Deputado Federal Alceu Moreira (PMDB/RS) – Membro da Comissão de Agricultura
Deputado Federal Nilton Leitão (PSDB/MT) - Membro da Comissão de Integração Nacional e Desenvolvimento Regional e da Amazônia – CINDRA e Presidente da Subcomissão Especial de Demarcações de Terras Indígenas
Deputado Federal Luiz Carlos Heinz (PP/RS) – Presidente da Frente Parlamentar da Agricultura e Membro da Comissão de Agricultura
Deputado Federal Tárcisio Perondi (PMDB/RS)

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions