Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 24 de Junho de 2013 - 13h01

Caso do Amazonas julgado pelo TSE pode beneficiar ex-senador Expedito Junior

RONDONIAGORA


Um julgamento ocorrido no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) pode acabar beneficiando o ex-senador Expedito Junior, dirigente estadual do PSDB, para garanti-lo na disputa pelas eleições de 2014. A Corte em Brasília manteve o registro de candidatura a vereador de Natanael Nogueira dos Santos em Manacapuru, interior do Amazonas, por 6 votos a 1. Ele foi condenado por compra de votos no pleito de 2004. O TSE entendeu que em 2012, passados 8 anos do crime, ele estava apto a concorrer a eleição daquele ano.

Situação semelhante é do ex-senador Expedito Junior. Ele foi cassado em 2006 e, usando o mesmo critério de julgamento, mas outubro de 2014 estaria apto a concorrer a cargos eletivos. No caso do Amazonas, o Ministério Público Eleitoral afirmou que Natanael estaria inelegível por compra de votos nas eleições de 2004 até o final de 2012, segundo a alínea “j” do inciso I do artigo 1º da Lei de Inelegibilidades (LC 64/1990), com as alterações feitas pela Lei da Ficha Limpa (LC 135/2010).

A alínea “j” afirma que são inelegíveis, pelo prazo de oito anos a contar da eleição, os condenados, em decisão transitada em julgado ou proferida por órgão colegiado da Justiça Eleitoral, por corrupção eleitoral, por captação ilícita de sufrágio (compra de votos), por doação, arrecadação ou gastos ilícitos de recursos de campanha ou por conduta vedada aos agentes públicos em campanhas eleitorais que impliquem cassação do registro ou do diploma.

Em entrevista a imprensa, o ex-senador afirma que não sabe se concorre a cargos eletivos, caso o pensamento do TSE continue o mesmo até 2014. Expedito é presidente regional do PSDB e aparece em todas as pesquisas de intenção de voto nas primeiras colocações para o Governo de Rondônia e em primeiro lugar para o Senado. Nesta segunda-feira, 24, Expedito concede entrevista a Rede Record à noite sobre o assunto.

Acir fica com medo

Quem está com medo da decisão do TSE é o senador Acir Gurgacz. Ele conseguiu ganhar o mandato do ex-senador Expedito Junior no mesmo Tribunal Superior Eleitoral. Acir mantém compromissos com o PMDB e com o Partido dos Trabalhadores (PT) para conseguir uma reeleição tranquila, mas com Expedito no páreo, Acir pretende reavaliar sua condição de candidato a reeleição, já que aparece bem abaixo nas intenções de voto ao Senado, quando os pesquisadores colocam o nome de Expedito nos questionários.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions