Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Cassol assume Senado e recebe prefeitos; “gabinete é do povo de Rondônia”, diz o parlamentar

Terça-feira, 01 Fevereiro de 2011 - 18:22 | Marco Santi


Numa grande solenidade, que contou com a presença de todos os 81 senadores, ministros e familiares, além de um grande número de convidados que lotou o plenário e as galerias, tomou posse na manhã desta terça-feira o senador Ivo Cassol, em cerimônia comandada pelo presidente do Senado, José Sarney. A posse ocorreu na primeira sessão preparatória para a abertura dos trabalhos da 54ª Legislatura, que se inicia nesta terça-feira (2).


Na seqüência, Sarney abriu a segunda sessão preparatória, na qual os 81 senadores elegeram a nova Mesa do Senado. Por força do regimento, Sarney, que era candidato à presidência, não poderia presidir a sessão, que foi presidida pelo senador João Vicente Claudino (PTB-PI). Por 70 votos contra 8 obtidos pelo jovem senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), 2 votos em branco e um voto nulo, Sarney foi eleito para comandar a Casa nos próximos dois anos.
Na cerimônia, o senador Itamar Franco (PPS-MG) leu o termo constitucional de posse: "Prometo guardar a Constituição Federal e as leis do país, desempenhar fiel e lealmente o mandato de senador que o povo me conferiu e sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil". Em seguida, Cassol e cada um dos empossados foi chamado individualmente para firmar o compromisso, dizendo "assim o prometo".
Na seqüência, Sarney abriu a segunda sessão preparatória, na qual os 81 senadores elegeram a nova Mesa do Senado. Por força do regimento, Sarney, que era candidato à presidência, não poderia presidir a sessão, que foi presidida pelo senador João Vicente Claudino (PTB-PI). Por 70 votos contra 8 obtidos pelo jovem senador Randolfe Rodrigues (PSOL-AP), 2 votos em branco e um voto nulo, Sarney foi eleito para comandar a Casa nos próximos dois anos.

Bancada feminina é destaque na posse

A bancada feminina no Senado Federal chamou a atenção do público e da mídia e terá, a partir de agora, 12 senadoras. Oito foram eleitas em outubro e quatro têm mandato até 2015 - três já estavam na Casa e uma assumiu a vaga do titular, que renunciou.

Em outubro foram eleitas as senadoras Ana Amélia Lemos (PP-RS), Ângela Portela (PT-RR), Gleisi Hoffman (PT-PR), Lídice da Mata (PSB-BA), Lúcia Vânia (PSDB-GO), Marinor Brito (PSOL-PA), Marta Suplicy (PT-SP) e Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM). Desse grupo, a única que já estava no Senado e se reelegeu foi Lúcia Vânia.

As que já estavam exercendo mandato no Senado são Kátia Abreu (DEM-TO), Maria do Carmo Alves (DEM-SE) e Marisa Serrano (PSDB-MS). As três estão na metade de seu mandato, que se encerra no início de 2015.

Já a senadora Ana Rita Esgário (PT-ES) assume o mandato deixado por Renato Casagrande, que renunciou para assumir o governo do Espírito Santo.

Cassol recebe visita de prefeitos

Celso Luiz Garda, de Seringueiras, foi o primeiro prefeito atendido pelo recém-empossado senador Ivo Cassol, na tarde desta terça-feira (1), em Brasília. Além de parabenizar e desejar a Cassol sucesso em seu novo mandato, Garda apresentou as reivindicações de seu município junto ao Governo Federal, pedindo a intervenção do senador Cassol principalmente junto ao Dnit, para agilizar os trabalhos de pavimentação da BR-429, e no ministério das Cidades, para a recuperação das estradas vicinais municipais, bastante castigadas em virtude das constantes chuvas na região. “Somos um município que depende muito de estradas em condições para escoar nossa produção agropecuária, o senador Cassol conhece a nossa realidade e sabe das nossas carências, por isso fiz questão de vir ao seu gabinete, sei que seremos atendidos”, disse Garda.

Além do prefeito de Seringueiras, o vice-prefeito de Vilhena, Jacier Dias, também visitou o senador Ivo Cassol na tarde desta terça-feira. Dias parabenizou Cassol pela posse e fez um relato dos processos em andamento nos ministérios, solicitando a ajuda de Cassol na liberação de recursos do Governo Federal para obras de infra-estrutura no município.
“Meu gabinete é do povo de Rondônia, aqui receberemos prefeitos, vereadores e líderes comunitários, para isso fomos eleitos e para os rondonienses que vamos trabalhar no Senado a partir de hoje. Vou verificar pessoalmente tudo que os prefeitos me encaminharam e cobrar uma solução rápida”, disse Cassol agradecendo as visitas.

O senador Ivo Cassol irá apresentar seu nome para integrar como membro titular nas Comissões Permanentes de Agricultura, Ciência e Tecnologia e Infra-Estrutura, que deverão ser definidas no decorrer da semana pelas lideranças partidárias, que indicam os membros das comissões.

Para esta quarta-feira (2) está confirmada a presença no Senado da presidente Dilma Roussef. Às 16:00 horas ela deverá entregar aos senadores o Plano de Governo com todas as ações planejadas para o ano de 2011.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Cassol entrou com ADIN contra aposentadoria de ex-governadores, mas STF rechaçou ação em 2003

O senador diplomado Ivo Cassol (PP-RO) ingressou com Ação Direta de Inconstitucional (ADI) – nº 2972 - por meio da Procuradoria Geral do Estado (PG...

Cassol debate reformas e compensações para Amazônia com senadores da região

Na tarde desta quinta-feira, 3, os senadores voltaram a se reunir para complementar a eleição dos suplentes da Mesa Diretora, iniciada na noite ant...

Senador Cassol busca apoio para reforma tributária

Considerado um dos pontos principais de sua vitoriosa campanha eleitoral, a reforma tributária é a bandeira do senador Ivo Cassol (PP-RO) neste iní...