Rondônia, sábado, 18 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 12 de Novembro de 2009 - 18h00

Garçon vota favorável na MP que mantém repasse de recursos da energia elétrica para Rondônia

RONDONIAGORA


A Câmara Federal aprovou a Medida Provisória 466/09, que incorpora os estados da região Norte ao Sistema Interligado Nacional (SIN) de energia elétrica. A proposta, que vai à sanção presidencial, abrange eventuais perdas de receita dessas unidades federativas, atualmente abastecidas por usinas termoelétricas movidas a óleo diesel.

Após a votação e aprovação da matéria o deputado federal Lindomar Garçon-PV-RO, falou cobra a importância de uma das emendas aprovadas que aumenta, de um para dois anos, o período que os estados da Região Norte, serão ressarcidos pela diminuição de arrecadação do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) do óleo usado pelas usinas termelétricas.

A previsão do governo é interligar os sistemas isolados do Acre e de Rondônia ainda neste ano.

Segundo Garçon, com o sistema interligado, a Usina Termonorte em Porto Velho, será desativada, e com isso o estado deixará de arrecadar 170 milhões de reais em ICMS. Essa perda de receita afetará as finanças do estado e dos municípios que hoje recebem 25% destes valores arrecadados.

Entendo que o povo de Rondônia jamais poderia ser penalizado com a retirada destes recursos, e é por isso que defendemos e votamos pela aprovação da medida provisória que mantém por mais dois anos, o repasse para o nosso estado, afirma o deputado.

Garçon ressalta também, que nestes dois anos, de repasses, o governo vai garantir para Rondônia uma economia de mais de 300 milhões de reais, que poderão ser repassados aos municípios e promover investimentos nas áreas de saúde e no social.

Para evitar futuros apagões no país, Rondônia terá um papel fundamental na matriz energética através da construção das duas usinas hidrelétricas no Rio Madeira. É por esta razão que defendemos que o nosso estado deve ser respeitado, valorizado e jamais poderia ser penalizado com a retirada destes recursos do ICMS, destaca o parlamentar.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions