Política
Léo Moraes engana professores, lamenta Combate, ao denunciar volta do ponto eletrônico
Quinta-feira, 24 Julho de 2025 - 18:29 | Redação

O prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, é acusado pelo vereador Marcos Combate de enganar os professores, lamentando a volta do ponto eletrônico. Os novos equipamentos já foram comprados e estão aguardando instalação nos almoxarifados da Secretaria Municipal de Educação (Semed). No dia 30 de janeiro, na surdina, o prefeito autorizou a compra emergencial – uma prática comum em sua gestão -, de leitores biométricos com detecção de dedo vivo, integrado ao sistema da SMTI. Enquanto bradava a conquista falaciosa à categoria no dia 3 de fevereiro, a gestão já havia dado início a compra das máquinas para rastrear os profissionais da Educação.
Os equipamentos, segundo Combate, estão escondidos no depósito da Semed, prontos para serem instalados. O assunto já havia sido explanado pela jornalista Ivonete Gomes em artigo sobre a demissão do professor Walter Nascimento da cúpula da Semed, justamente por não concordar com os atos de covardia da atua gestão.
O prefeito Léo Moraes, segundo Combate, “armou uma encenação religiosa para esconder a compra da biometria”. A reunião com os professores aconteceu no templo da Assembleia de Deus. “Ali, com discurso pronto e tom de salvador, anunciou a publicação do Decreto nº 20.778/2025, dizendo que estava cancelando o ponto eletrônico e colocando fim à perseguição da gestão passada. Prometeu valorização, respeito e diálogo”, relembrou o vereador. “Mas tudo isso era só teatro”, acrescentou. “Ele mentiu. Ele enganou. Ele traiu a educação. Isso não é gestão. Isso é manipulação institucionalizada. Isso é a verdadeira face da gestão TikTok”, asseverou.