Rondônia, sábado, 24 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 07 de Junho de 2013 - 09h27

Marinha destacam criação da Agência Nacional de Extensão Rural

Assessoria


Durante solenidade do lançamento do Plano Safra da Agricultura Familiar ocorrida no Palácio do Planalto, na manhã de ontem(006/06), a presidente Dilma Rousseff anunciou que enviará, a Câmara dos Deputados, projeto de Lei criando a Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural, que terá como objetivo coordenar e implementar o sistema brasileiro do serviço de extensão rural.O senador Valdir Raupp e a deputada federal Marinha Raupp(ambos do PMDB/RO) que estiveram presentes ao evento no Palácio do Planalto, elogiaram a decisão da presidente Dilma Rousseff em beneficiar o setor produtivo rural com a criação dessa agência.

A deputada Marinha Raupp lembrou que o serviço de extensão rural era coordenado pela EMBRATER, que foi criada pelo Decreto nº 75.373, de 14 de fevereiro de 1975, que regulamentou a Lei nº 6.126/74.
Com a extinção da Embrater pelo Decreto no 99.192, de 15 de março de 1990, as Emater’s em sua grande maioria ficaram fragilizadas e o setor produtivo, em especial a agricultura familiar, também sofreu as cosequências desse desmonte do serviço.

A deputada Marinha destacou que fez várias ações, dentre elas, citou que durante a realização da 1ª Conferência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural realizado, em Brasília, em 2012, protocolou o pedido de indicação nº 2944 de 23 de maio do mesmo ano sugerindo ao governo federal a criação de um órgão federal.
A deputada ressaltou também que o Ministério da Agricultura, através da Portaria nº 642 de 12 de julho de 2012, criou o Grupo de Trabalho para estruturar o novo sistema de Assistência Técnica e Extensão Rural.

Marinha Raupp disse que a Agência Nacional fortalecerá o Serviço de Extensão Rural nos estados, principalmente através da Emater, que é o órgão de maior credibilidade na zona rural e responsável pela assistência a 80% dos produtores da Agricultura Familiar, em Rondônia.
Também esteve na solenidade, o secretário-executivo da EMATER/RO, Luis Gomes Furtado, que considerou importante a decisão da presidente Dilma na criação da citada agência nacional pelo fato de que a assistência técnica e extensão vai contar com uma infraestrutura capaz de beneficiar e atender o setor produtivo do estado.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions