Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 04 de Março de 2013 - 17h31

Projeto de Testoni favorece cerca de quatro mil com produtos derivados da soja

Assessoria


Em breve, cerca de quatro mil moradores de Ouro Preto do Oeste serão beneficiados com produtos derivados da soja. Um projeto do deputado estadual Jaques Testoni (PSD), junto ao Governo do Estado, levará o município uma usina de processamento de extratos vegetais, conhecida como “Vaca Mecânica”. A máquina é capaz de separar o leite dos resíduos sólidos da soja e através destes, produzir diversos produtos, como carne vegetal e outros.

De acordo com o deputado, a finalidade é levar mais qualidade de vida à população que requer alimentos específicos na dieta. “O projeto já está em fase final e será importantíssimo para Ouro Preto. Inicialmente, serão produzidos 1,2 mil litros de leite, gerando uma economia de R$ 700 mil/ano ao município e propiciando melhoria dos valores nutricionais à população”, detalha Jaques.

Na descrição do projeto, a produção do leite de leguminosas deverá atender: crianças com intolerância a lactose, Centro de Idosos, Associação Pestalozzi, famílias cadastradas no Programa Bolsa Família, gestantes, escolas da Rede Pública, Pastoral da Criança, entre outros.

O projeto foi elaborado e pesquisado pelo deputado estadual Jaques Testoni e sua equipe. A assessora do deputado, Maria Geralda, esteve em uma das cidades que já desenvolvem o projeto. “Em Rondônia, os municípios de Ariquemes e Vilhena têm a Vaca Mecânica. Fui ver de perto como funciona, são produtos muito saudáveis. Não é só leite, pode ser produzido hambúrguer, pães, farinha, dentre outros derivados. Tudo de soja, que é um dos alimentos mais nutritivos”, ressaltou Maria.

Também está incluída no projeto, a compra de uma motocicleta para realizar a entrega nos locais cadastrados, nas zonas urbana e rural. Ela terá um equipamento reboque adequado para o transporte dos produtos.

Soja*

A soja é considerada uma fonte de proteína completa, isto é, contém quantidades significativas da maioria dos aminoácidos essenciais que devem ser providos ao corpo humano através de fontes externas. Veja mais alguns benefícios que o alimento pode proporcionar:

- Reduz sintomas da menopausa
- Redução dos níveis de colesterol
- Estimula o sistema imunológico e tem ação anti-inflamatória
- Prevenção de câncer
- Atividade vasodilatadora e antioxidante
- Melhora o funcionamento intestinal
- Reduz risco de doenças cardiovasculares


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions