Rondônia, sábado, 24 de fevereiro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 17 de Junho de 2013 - 15h52

Raupp defende maior participação brasileira em acordos comerciais com outros países

Agência Senado


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) mostrou-se preocupado com os indicadores econômicos da indústria brasileira. Em discurso nesta segunda-feira (17), o parlamentar disse que, apesar do bom momento vivido pela agropecuária, o setor industrial apresenta dificuldades e exige do governo “medidas urgentes e enérgicas para mudar a situação”.– A Agropecuária tem sido o motor da economia brasileira. Apesar da pujança do setor primário, não se pode descuidar de outras áreas, como a indústria, que encolheu neste primeiro trimestre 0,3% em relação ao ultimo trimestre de 2012 – afirmou.
Na opinião de Raupp, uma das saídas para melhorar a situação seria aumentar a abertura comercial brasileira, com a celebração de acordos comerciais com outros países, uma política que deveria ir muito além do Mercosul.
– Enquanto ficamos à espera da Argentina, outros países como Chile, Colômbia e México anunciam a formação da Aliança do Pacífico, com proposta de liberação imediata de 90% do comercio entre as partes – disse.
Na opinião do parlamentar, o Brasil ficou amarrado ao Mercosul, formado por economias pequenas, comparando-se com as de outras nações. Segundo ele, é hora de mudar a estratégia e partir para a negociação de acordos comerciais com outros países e com outros blocos econômicos.
Em aparte, a senadora Vanessa Grazziotin (PCdoB-AM) destacou o chamado custo Brasil, causado principalmente pela deficiência da infraestrutura, e o projeto de lei com o novo marco regulatório da mineração, a ser encaminhado pelo Poder Executivo ao Congresso Nacional.
O senador Ivo Cassol (PP-RO) concordou com a colega e advertiu para o fato de poucas mineradoras serem responsáveis pela exploração da maior parte das riquezas brasileiras.
– Meia dúzia de mineradoras, com o aval da burocracia e do sistema, senta em cima das jazidas e, muitas vezes, não exploram e nem deixam outros explorarem. Temos que acabar com essa farra. Não tenho nada contra os grandes, mas eles não são os donos do Brasil –afirmou.
Agência Senado

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions