Rondônia, 20 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

TSE SUSPENDE ELEIÇÃO INDIRETA EM CABIXI

Quinta-feira, 21 Julho de 2011 - 16:18 | RONDONIAGORA


Está suspensa a eleição indireta para escolha do novo prefeito de Cabixi que aconteceria no final do mês. A decisão é do presidente do TSE, ministro Ricardo Lewandowski, atendendo a mandado de segurança impetrado por Érico Jorge da Cunha Batista contra ato do Tribunal Regional Eleitoral (TRE) de Rondônia.



Érico insurgiu-se contra determinação do TRE que havia definido que a eleição deveria acontecer de forma indireta, somente com a participação dos vereadores. O pleito estava marcado para o dia 31 de julho. Após enumerar decisões antigas do TSE, Lewandowski aceitou os argumentos do demandante.

O ministro informa que o artigo 57 da Lei Orgânica Municipal de Cabixi não explicita se a eleição deve ser direta ou indireta no caso de vacância dos cargos de prefeito e vice-prefeito. O artigo apenas estabelece que a eleição deve ocorrer 90 dias depois de abertura da última vaga.

Porém, de acordo com o presidente do TSE, depreende-se pela leitura do artigo 57 da Lei Orgânica Municipal que a vacância dos cargos de prefeito e vice nos primeiros três anos dos mandatos será suprida por meio de eleição direta para os cargos. Isto porque, como única exceção prevista, o parágrafo primeiro do próprio artigo estabelece que o presidente da Câmara de Vereadores de Cabixi assumirá o cargo de prefeito se as vagas ocorrerem faltando um ano para o término dos mandatos.

“Todavia, no que importa ao caso concreto, como a vacância ocorreu ainda no primeiro triênio, a eleição deverá ser realizada realmente na modalidade direta, especialmente porque não se pode presumir que o caput do supracitado artigo 57 esteja a se referir à eleição indireta”, afirma o presidente do TSE. Érico concorreria ao pleito indireto e por isso o TSE entendeu que ele poderia entrar com o recurso. CONFIRA A ÍNTEGRA DA DECISÃO:

Decisão Monocrática em 20/07/2011 - MS Nº 127677 MINISTRO RICARDO LEWANDOWSKI

Trata-se de mandado de segurança, com pedido de medida liminar, impetrado por Érico Jorge da Cunha Batista contra ato do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia.

O impetrante afirma que o TRE/RO cassou o mandato do então Prefeito do Município de Cabixi/RO e fixou a realização de eleição na modalidade direta, baixando, inclusive, as Resoluções 8 e 10 de 2009.

Assevera que as eleições suplementares na modalidade indireta foram suspensas por decisão singular do Tribunal Superior Eleitoral nos autos da Ação Cautelar 3.259/RO.

Aduz que, ante o julgamento do recurso especial eleitoral, a decisão do TSE, que confirmou a cassação de mandato, foi comunicada àquela Corte Regional em 1º/7/2011.

Alega, ainda, que o TRE/RO, ao receber a comunicação do TSE, modificou a modalidade de eleição, passando de direta para indireta, nos termos da Resolução 16/2011, publicada em 14/7/2011 (fl. 36).

Sustenta o peticionário, candidato registrado na eleição suplementar na modalidade direta, que a Corte Regional violou o seu direito líquido e certo de participar do pleito, pois os Estados e Municípios têm autonomia legislativa, não estando vinculados ao art. 81, § 1º, da Constituição Federal" (fl. 7), sendo certo, ainda, que a Lei Orgânica do Município de Cabixi/RO não prevê eleição na modalidade indireta.

Requer, por fim, a concessão de liminar para determinar a ¿suspensão da eleição indireta a ser realizada pela Câmara de Vereadores, conseqüentemente, determinando a suspensão dos efeitos da Resolução nº 16/2011 TRE-RO, restabelecendo os efeitos das Resoluções nº 08, de 14 de maio de 2009 e nº 10, de 21 de maio de 2009" (fl. 11).

É o breve relatório.

Decido.

Primeiramente, nos termos do art. 1º da Lei 12.016/2009,

Conceder-se-á mandado de segurança para proteger direito líquido e certo, não amparado por habeas corpus ou habeas data, sempre que, ilegalmente ou com abuso de poder, qualquer pessoa física ou jurídica sofrer violação ou houver justo receio de sofrê-la por parte de autoridade, seja de que categoria for e sejam quais forem as funções que exerça”.

No caso, o impetrante, então candidato registrado na eleição suplementar na modalidade direta no Município de Cabixi/RO (fl. 32), possui, pelo menos nesta primeira análise, legitimidade para impetrar mandado de segurança que busca justamente manter aquela eleição.

Conheço, pois, deste mandado de segurança e passo a examinar se estão presentes os pressupostos autorizadores do pedido de medida liminar.

Como se sabe, é firme a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal no sentido de que o art. 81, § 1º, da Constituição não é uma norma de observância compulsória para os Estados e Municípios, em razão de sua autonomia constitucional assegurada no pacto federativo. Nesse mesmo sentido, cito, entre outros, os seguintes precedentes: ADI 1.057/BA, Rel. Min. Celso de Mello, de 20/4/1994, e ADI 4.298/TO, Rel. Min. Cezar Peluso, de 7/10/2009.

Entretanto, apesar da autonomia que gozam os entes federativos, não pode a Assembléia Legislativa ou Câmara Municipal local abandonar o parâmetro constitucional da eleição para o mandato residual.

Nesse sentido, no julgamento da ADI 2.709/SE, Rel. Min. Gilmar Mendes, o STF declarou a inconstitucionalidade de dispositivo da Constituição do Estado de Sergipe que, na hipótese de dupla vacância nos cargos de Governador e Vice-Governador, determinava a posse do Presidente da Assembléia Legislativa ou, sucessivamente, do Presidente do Tribunal de Justiça, para exercer o cargo de Governador.
Naquela assentada, como bem observou o Relator, Min. Gilmar Mendes,

"Abandonou-se, portanto, o critério de eleição, para estabelecer que o mandato residual deve ser cumprido diretamente pelo Presidente da Assembléia Legislativa ou pelo Presidente do Tribunal de Justiça, os quais estariam, de certa forma, pré-eleitos para o cargo.
O art. 25 da Constituição dispõe que ‘os Estados organizam-se e regem-se pelas Constituições e leis que adotarem, observados os princípios desta Constituição’.

Há patente afronta aos parâmetros constitucionais que determinam o preenchimento desses cargos mediante eleição.
Portanto, não há dúvida quanto à flagrante inconstitucionalidade da norma" .

Na espécie, o art. 57, caput, da LOM de Cabixi/RO estabelece que, "vagando os cargos de Prefeito e Vice-Prefeito, far-se-á eleições 90 dias depois da abertura da última vaga", sem explicitar, contudo, se a eleição seria direta ou indireta.

Em seguida, o § 1º do mesmo dispositivo abandona o critério constitucional de eleição ao estabelecer que, "ocorrendo a vacância nos últimos 12 meses do mandato, assumirá o cargo o Presidente da Câmara até o término do mandato" (grifei).
Com efeito, a partir da formulação do caput do art. 81 da Constituição, a referida Lei Orgânica ampliou de 2 (dois) para 3 (três) anos o período em que a dupla vacância será suprimida mediante a realização de eleições na modalidade direta, sendo certo, entretanto, que no último ano a LOM abandona o critério da eleição ao determinar a posse automática do Presidente da Câmara de Vereadores.

Todavia, no que importa ao caso concreto, como a vacância ocorreu ainda no primeiro triênio, a eleição deverá ser realizada realmente na modalidade direta, especialmente porque não se pode presumir que o caput do supracitado art. 57 esteja a se referir à eleição indireta. Entendimento que, a meu ver, empresta máxima eficácia à soberania popular, exercitável mediante o sufrágio universal e pelo voto direto e secreto, nos termos do art. 14, caput, da Constituição.

A propósito, o Plenário do Tribunal Superior Eleitoral, analisando situação semelhante, concluiu que a eleição seria na modalidade direta, ante a interpretação da lei orgânica municipal. Destaco trechos do voto do Min. Marcelo Ribeiro no julgamento do AgR-MS 186-34/RJ:
"(...)

Cumpre frisar que, conforme bem acentuado pelo impetrante, a lei orgânica do Município de Mangaratiba/RJ (fls. 109-176), no seu art. 87, prevê a realização de eleição para os cargos de prefeito e vice, no caso de vacância dos cargos nos três primeiros anos do mandato, sem estabelecer, no entanto, a forma direta ou indireta do sufrágio. Transcrevo o dispositivo legal (fl. 132):

Art. 87. Verificando-se a vacância do cargo de Prefeito e inexistindo Vice- Prefeito, observar-se-á o seguinte:
I - ocorrendo a vacância nos três primeiros anos do mandato, dar-se-á eleição noventa dias após sua abertura, cabendo aos eleitos completar o período de seus antecessores;

II - ocorrendo a vacância no último ano do mandato, assumirá o Presidente da Câmara, que completará o período.
Ocorre que, ao contrário do que defende o impetrante, creio que a determinação pelo TRE/RJ de realização de eleições diretas no Município de Mangaratiba/RJ em nada diverge do entendimento jurisprudencial deste Tribunal e nem mesmo do Supremo Tribunal Federal sobre a matéria.

Não há se falar, assim, em violação ao art. 81, § 1º, da Constituição Federal ou ao estatuído na Lei Orgânica Municipal

(...)" .

Isso posto, defiro o pedido de liminar para suspender a eficácia da Resolução 16/2011, baixada pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, que determinou a realização de eleição suplementar na modalidade indireta para o Município de Cabixi.

Solicitem-se informações ao Presidente do TRE/RO. Após, ouça-se a Procuradoria-Geral Eleitoral.

Comunique-se, com urgência.

Publique-se.

Brasília, 20 de julho de 2011.

Ministro RICARDO LEWANDOWSKI
- Presidente –

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Prefeito e vice de Cabixi têm mandatos cassados e município terá eleições indiretas

O Tribunal Superior Eleitoral manteve a decisão do TRE-RO que cassou os mandatos do prefeito e vice-prefeito do Município de Cabixi, José Rozário B...

Eleições indiretas poderão ter dois candidatos

O que antes parecia ser apenas um referendo acabou se transformando em disputa, que ocorrerá no próximo dia 31.Quando tudo estava se encaminhan...

TSE MANTÉM DECISÃO E REAFIRMA ELEIÇÃO DIRETA EM CABIXI

O presidente do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), ministro Ricardo Lewandowski, negou pedido de reconsideração da decisão que definiu eleições dir...

CABIXI ESCOLHE NOVO PREFEITO NO DIA 30 DE OUTUBRO POR VOTO DIRETO

A Corte Eleitoral de Rondônia aprovou nesta sexta-feira (23/09) a Resolução TRE-RO n.25/2011 com o calendário eleitoral que regerá as Eleições Muni...