Rondônia, segunda-feira, 19 de novembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sexta, 17 de Janeiro de 2014 - 11h18

Aprendizagem em poucas palavras

David Nogueira


Aprendizagem em poucas palavras

Se há algo que me fascina são as frases geniais nascidas da inspiração intelectual perante a observação de fatos reais, repetidos e reveladores.  Da mesma forma, os chamados Provérbios Populares são magníficos e de forte capacidade didática. Simples, essas tiradas costumam valorizar-se com a idade de quem os profere. Os provérbios são anônimos e se arrastam ao longo dos séculos pelo singelo fato de retratar aspectos básicos e universais das relações humanas. Em algum momento, alguém capta aquilo em palavras e esse conhecimento é transmitido de geração em geração, disponibilizando um saber já apreendido (nem sempre compreendido na prática).

2. Política

Este é um tema fértil e suas leituras são capazes de provocar, não raro, sorrisos discretos. Nele, os caminhos abordados são variadíssimos e se mesclam com inquestionáveis valores humanos. Por isso, e só por tal motivo, os provérbios, anônimos ou não, sobrevivem no decorrer dos séculos com atualidade impressionante.

3. Vejamos algumas pérolas:

- “Demagogia é a capacidade de vestir as ideias menores com palavras maiores”. Abraham Lincoln, Estadista americano morto em 1865.
- “Os partidos são um mal necessário nos países livres”. Charles Tocqueville, pensador político francês do século XIX.
- “Nós nos transformamos naquilo que praticamos com frequência. A perfeição, portanto, não é um ato isolado. É um hábito”. Aristóteles, Grego, século IV A.C.
- “Quanto maior a mentira, maior a chance de todos acreditarem nela”. Adolf Hitler, Austríaco, ditador morto em 1945.
- “Política é a doutrina do possível”. Otto Von Bismark, Estadista militar alemão morto em 1898.
- Quando um político diz "SIM", quer dizer "TALVEZ"; quando diz "TALVEZ", quer dizer "NÃO". Se disser "NÃO", não é político. Anônimo.

4. Constatação

Se você pertence a uma geração mais antiga... com mais de quatro dezenas de anos contabilizados e conferidos, provavelmente ouviu, em tempos remotos, dezenas de provérbios em sua casa, ou nos lares alheios. Meus avós eram craques nisso e meu pai sabia centenas deles... todos muito apropriados para cada uma das besteiras em que eu estava metido ou a caminho de me encalacrar. Hoje, pego-me repetindo algumas dessas pérolas e pesquisando outras sempre com a curiosidade e admiração pelas genialidades alheias.

5. Lendo outras

É impossível não refletir mais demoradamente sobre cada uma dessas frases... Algumas, de forma simples, são perturbadoras, mas é a vida...
- “Não se preocupe com a meia idade. Você irá superá-la...” anônimo.
- Não é a saída do porto, mas a chegada que determina o sucesso de uma viagem”. Henry W. Beecher, clérigo americano do século XIX.
- “Se não consegues sorrir, não abras uma loja”. Provérbio Chinês.
- “Engolimos de uma vez a mentira que nos adula e bebemos gota a gota a verdade que nos amarga”. Denis Diderot, Francês do século XVIII.
- “Por pior que seja o buraco em que você se encontra, pelo menos ainda não há terra por cima”. Anônimo.
- “Experiência é um professor implacável; primeiro ele dá o teste e depois, a lição”. Anônimo.


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/aprendizagem-em-poucas-palavras)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions