Rondônia, sábado, 21 de julho de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sábado, 16 de Abril de 2011 - 11h54

AS REDES SOCIAIS E AS OPORTUNIDADES

Bruno Jorge


Sabemos que a grande sensação do momento são as chamadas Redes Sociais (Networking). Elas vêm crescendo dia após dias entre os internautas trazendo, de forma avassaladora, ideias e contextos audiovisuais revolucionários. O intuito inicial dessas plataformas era apenas cruzar informações de interesses específicos como viabilizar a interação entre pessoas de qualquer parte do mundo, conversar e se divertir com outros amigos pela rede (entre outros), mais isso foi só o começo dessa onda. Em vista desta grande avalanche de informações de diversas ferramentas e plataformas de comunicação, as empresas, seguindo essa visão tão expansiva, aproveitam essas ferramentas para adquirir mais uma forma de análise de marketing pessoal de seus candidatos ou até mesmo estudos de comportamento de seus funcionários.

Cada vez mais empresas usam Twitter, LinkedIn, Facebook, Formspring e até Orkut (entre outros) como pré-avaliação no processo de recrutamento e seleção para análise de perfis dos seus entrevistados com a intenção de saber como se comportam surfando dentro dessa grande onda. Os selecionadores podem identificar o perfil, os valores e os interesses pessoais dos profissionais sujeitos a oportunidade de emprego, verificando assim se eles são adequados à cultura e a ambientação da organização.

O motivo do grande valor que é atribuído as redes de relacionamentos dos candidatos ou dos próprios funcionários, se dá pelo fato de proporcionar ao avaliador uma amplitude maior de referências a serem consultadas.

Se seu currículo deve trazer referências que serão consultadas para verificar sua idoneidade, sua capacidade de trabalho, então porque não usar sua rede de relacionamentos? As organizações usam este recurso, pois é acessível por se tratar de um grande espaço onde se pode ser rastreado e localizado a qualquer momento, trazendo para outras palavras, digamos que as ferramentas e plataformas de redes sociais funcionam como no filme “Matrix” onde as pessoas se conectam e vão para outro espaço onde podem se manifestar e viver em virtude de um objetivo, se tornando um alvo fácil a ser localizado.

Por ser um meio onde as oportunidades são incontáveis, ai vai um alerta aos candidatos que concorrem a uma vaga de emprego: CUIDADO! Tenham muita atenção com o que colocam na Web, pois a Web é um meio público de imensa repercussão e dependendo do que possa ser encontrado pela análise feita nos perfis postados nas redes sociais, o candidato pode ser descartado na seleção. Então fique esperto e atento no que colocar na Internet e sempre procure ampliar e cultivar sua rede de contatos de forma sadia e segura. Faça de seu perfil seu marketing pessoal!

O autor é Bacharel em Sistema de Informação
Especializando em Tecnologia da Informação
brunomelopvh@gmail.com


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions