Rondônia, quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Domingo, 09 de Fevereiro de 2014 - 10h17

Como se livrar de um corrupto

Carlos Caldeira


Como se livrar de um corrupto
Se Valter Araújo, Marco e Natan Donadon, José Dirceu e toda sua quadrilha de mensaleiros caíssem nas mãos de alguns usuários de redes sociais, teoricamente eles seriam executados sumariamente. É porque muitos desses usuários defendem a pena de morte para corruptos, e tem alguns, inclusive, que vão mais além: falam em fuzilar, esquartejar, decapitar, enfim... lógico que a maioria só fala isso porque está na frente de um computador, e que se fossem convocados para o front de batalha, não sairiam de suas condições de “ativistas de sofá revoltados”. O certo é que o caminho não é por aí.
Leia Mais
Seria até um prêmio para um corrupto ser condenado à morte. Imagine ele condenado à morte por injeção letal, leva uma pequena picada no braço e apaga, pronto, acabou pra ele, sem sofrimento, sem dor, sem nada. O corrupto tem que sofrer as consequências de seus atos, tem que ser preso, condenado de preferência à prisão perpétua e sem o direito de receber visitas até de parentes.

Imagine um corrupto “pronto para dar o bote”, aí ele lembra qual pode ser sua pena se ele for pego. Duvido se ele não vai voltar atrás, duvido se ele não vai pensar milhares de vezes antes de meter a mão no dinheiro público.

É difícil punir um corrupto, muito difícil mesmo, e a lei da ficha limpa foi criada para afastar essas criaturas maléficas da vida e do dinheiro público, só que a pena vence, e o ideal seria que o corrupto condenado nunca mais pudesse exercer qualquer cargo público.

Em alguns países, como a Turquia, Irã, Somália e na Republica Islâmica, mulheres adulteras são apedrejadas e mortas em praça pública, e em muitos casos, o suposto marido traído é quem denuncia a mulher adultera, e ele faz isso, muitas vezes, porque já arrumou outra mulher mais nova, e para se livrar da esposa ele a denuncia às autoridades. Um pesquisador americano divulgou um artigo sobre esse caso, e ele afirma que para cada mulher adultera morta por apedrejamento, cinco outras passam a trair o marido.

Se essa teoria se aplicasse no campo político no Brasil, para cada corrupto morto por apedrejamento, cem outros passariam a roubar.
Rondônia é um dos estados mais corruptos da federação brasileira, só para se ter uma ideia, nos últimos 25 anos, praticamente todos os nossos Deputados Estaduais, tiveram seus nomes envolvidos em algum ato de corrupção e nem 10% foram condenados.

O dinheiro da corrupção quase nunca retorna aos cofres públicos.
Entre a operação Dominó e a Feudo, no final do ano passado, quase 1 bilhão de reais escorreu pelo ralo da corrupção no estado de Rondônia, e matemática para se chegar a essas cifras astronômicas é muito simples: se divulgarem que “foram desviados mais de 100 milhões de reais”, podem acreditar que foi mais de 100 milhões de reais mesmo, ou seja, pode ter sido 300 milhões, por exemplo.

Punir um corrupto é tão fácil quanto tirar pirulito da boca de uma criança sem sujar as mãos, basta o eleitor querer.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions