Rondônia, quinta-feira, 16 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 08 de Junho de 2016 - 16h14

Pesquisa da Aprosmat comprova eficiência do ADRG 9050 para controle de mais um tipo de nematoide

Da Redacao


Uma análise técnica divulgada pela Associação dos Produtores de Sementes de Mato Grosso (APROSMAT) apontou que o Híbrido de Milheto ADRG 9050 reduz a incidência do nematoide Meloidogyne incognita.

De acordo com o estudo, o FR para esta espécie de nematoide é 0,4, ou seja, o híbrido reduz em cerca de 60% a população da praga. A pesquisa reforça, ainda, resultados já conhecidos de controle de nematoides das espécies Pratylenchus brachyurus (FR 0,3) e Meloidogyne javanica (FR 0,4).

De acordo com o melhorista Luiz A. Bonamigo, responsável pelo programa de desenvolvimento de Milheto da Bonamigo Adriana Melhoramentos, a cultivar é uma ferramenta diferenciada para o controle de nematoides em grandes áreas de plantio, pois proporciona ainda vantagens comerciais.

“A rotação de culturas é importante para o controle dos nematoides. Nós sabemos que os Milhos e Sorgos de modo geral são multiplicadores de alguns nematoides, enquanto o Milheto pode ser utilizado para este manejo”, explica Bonamigo.

As braquiárias, embora sejam eficientes no controle do M. incognita, são multiplicadoras de Pratylenchus brachyurus.

Segundo o melhorista, o milheto se diferencia das outras soluções pela melhor adaptabilidade a condições adversas e pela sua alta produtividade. “O Milheto é uma planta de ampla adaptação. Cresce muito rápido, produz biomassa rapidamente mesmo em condições de estresse climático, recicla os nutrientes e descompacta solo. Trata-se de uma planta extraordinária. Não vejo nenhuma outra planta com essa excelente capacidade de ajudar o sistema de produção como um todo”, afirma Luiz A. Bonamigo.

O híbrido de milheto ADRG 9050 foi desenvolvido com o objetivo de proporcionar alta produtividade em grãos. Na última safra a cultivar alcançou produtividades que chegaram ao patamar de 40 a 50 sacas por hectare.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions