Rondônia, sábado, 15 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Domingo, 05 de Agosto de 2012 - 20h52

REJEIÇÃO DE FÁTIMA É A PRIMEIRA REAÇÃO DOS PORTOVELHENSES CONTRA O PT

Elianio Nascimento


Há poucas surpresas nos levantamentos realizados pelo Instituto Previsão nos últimos dias em Porto Velho, mostrando como anda a sucessão na Capital. Lindomar Garçon (PV) mantém-se à frente da disputa, situação que já perdura há meses. A rejeição a Fátima Cleide demonstra no entanto, que o eleitor parece ter se cansado da administração do PT na cidade. Ao final de quase oito anos de poder, a legenda busca permanecer por mais de uma década à frente da administração. A incompetência da equipe de Roberto Sobrinho reflete na sondagem uma ligeira intolerância contra a gestão que teve mais recursos a sua disposição do que qualquer outra em toda a história do Município. Os quase R$ 200 milhões destinados pelas usinas do Madeira, quando não foram mal aplicados não foram revestidos às reais necessidades do cidadão. Além desse montante, Roberto Sobrinho teve farto dinheiro federal. O que se vê no entanto é uma cidade abandonada, feia, jogada às traças e apenas nesse momento ganhando benefícios meramente eleitorais.

E ainda tem mais

A rejeição em cima de um prefeito que sai da gestão com várias ações impetradas pelo Ministério Público, no entanto, não será o único problema da ex-senadora rondoniense. O assunto nem deveria constar da pauta da eleição local, mas há certos tipos de eleitores que não toleram ingerências em suas liberdades, ainda mais quando, pela religião, se tente forçar o Estado a violar e vedar a própria opinião. Assim, a rejeição da petista também pode ter a ver com a defesa a propostas que crimininalizavam a homofobia, mas avançava contra a liberdade de expressão religiosa. Daí que evangélicos podem se voltar contra a petista mais uma vez.

Subindo

Entre as surpresas da pesquisa eleitoral do Instituto Previsão, o crescimento da candidatura de Mário Português merece destaque. Apareceu com 4,34% na estimulada e 2,77% na espontânea. Para quem nunca disputou uma eleição os dados precisam ser avaliados como sinal amarelo pelos demais candidatos.

Dados da pesquisa

A pesquisa realizada pelo Instituto Previsão aferiu o grau de aceitação e rejeição dos candidatos que estão na disputa eleitoral em Porto Velho. No quesito rejeição, a representante do PT, Fátima Cleide, lidera isolada, sendo rejeitada por 22,20% do eleitorado portovelhense, seguida por Mauro Nazif (14,35%), Garçon (12,06%), Mário Português (9,53%), Aluízio Vidal (3,98%), José Augusto (1,69%), Mário Sérgio (1,57%), Jaderson Silva (1,45%) e Mariana Carvalho (1,33%). Não sabem ou não opinaram somam 31.85%.  A sondagem foi encomendada pelo SIMPI - Sindicato da Micro e Pequena Indústria de Rondônia, registrada no Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia sob protocolo n. RO-00068/2012, realizada de 26 a 28 de julho de 2012 e ouviu 829 entrevistados. O intervalo de confiança estimado foi de 95% e a margem de erro máxima estimada é de 3% para mais ou para menos.

Candeias


O juiz José Antonio Robles indeferiu o pedido de registro de candidatura do ex-prefeito de Candeias do Jamari, Francisco Vicente de Souza (PMDB), o “Chico Pernambuco”. Ele teve constava nas listas negras do tribunais de contas da União e do Estado. Em 2008, ele teve foi acusado pelo TCE de irregularidades (insanável, dolosa, própria de improbidade administrativa) praticadas de janeiro a março/2008. No ano passado, o TCU descobriu problemas ocorridos em 2006. Pernambuco teve contas julgadas irregulares em convênio para pavimentação de ruas de Candeias. Os demais candidatos no Município, tiveram registros deferidos: Ana Lucia de Sousa Lucas (PRB), Antônio Onofre de Souza (PT), Osvaldo Sousa (PV) e Raimundo das Chagas Teixeira (PDT).

Quase todos

Até às 20h30min deste domingo, ainda restavam pedidos de registro de candidatura pendentes de julgamento em Rondônia. Dos 5.112 políticos que queriam concorrer às 637 vagas nos 52 municípios, 4.811 já haviam sido julgados. Deste total, 4.459 foram deferidos.
 


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/rejeicao-de-fatima-e-a-primeira-reacao-dos-portovelhenses-contra-o-pt)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions