Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quarta, 01 de Junho de 2016 - 01h15

Rondônia e mais 13 estados são declarados como área livre de peste suína clássica

Da Redacao


Rondônia foi certificada na última semana como área livre de peste suína clássica (PSC) pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).  Até então, apenas dois estados brasileiros tinham a certificação. Além de Rondônia, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal foram declarados como área livre de PSC, durante a 84ª Sessão-Geral da OIE, em Paris. 

O coordenador do Programa Estadual de Sanidade Suídea, Ney Carlos Dias de Azevedo, diz que essa decisão pode contribuir para a melhoria e aumento da suinocultura no estado. “Rondônia tem potencial para aumentar a produção de suínos. Nós temos grãos em abundância para a alimentação dos animais, sanidade e mercado consumidor interno e externo”, diz o coordenador. 

Para conseguir o a certificação foram considerados alguns quesitos, como a estrutura da Idaron, com presença em todos os municípios, quadro efetivo de servidores capacitados, além do trabalho de vigilância e prevenção para enfermidades de notificação oficial. O diretor executivo do órgão, Avenilson Trindade, acredita em um passo importante para o estado, uma vez que demonstra a “qualidade e solidez do trabalho voltado à proteção suídea executado pela Idaron e a possibilidade de novos mercados para a suinocultura e o agronegócio rondoniense”.

PSC

A peste suína clássica é uma doença causada por um vírus altamente contagioso e tem notificação obrigatória ao serviço oficial de Defesa Sanitária. Os suínos contaminados podem apresentar febre alta, dificuldade de locomoção, diarreia, entre outros sintomas. A enfermidade pode levar à morte.

Rondônia nunca registrou um caso de PSC. Os últimos casos registrados no Brasil aconteceram no Amapá, Pará e Rio Grande do Norte, em 2009. Os municípios amazonenses de Guajará e Boca do Acre e partes dos municípios de Canutama e Lábrea também foram declarados como áreas livres.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions