Rondônia, 18 de setembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Rondônia e mais 13 estados são declarados como área livre de peste suína clássica

Quarta-feira, 01 Junho de 2016 - 01:15 | Da Redacao


Rondônia foi certificada na última semana como área livre de peste suína clássica (PSC) pela Organização Mundial de Saúde Animal (OIE).  Até então, apenas dois estados brasileiros tinham a certificação. Além de Rondônia, Acre, Bahia, Espírito Santo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Paraná, Rio de Janeiro, São Paulo, Sergipe, Tocantins e o Distrito Federal foram declarados como área livre de PSC, durante a 84ª Sessão-Geral da OIE, em Paris.

O coordenador do Programa Estadual de Sanidade Suídea, Ney Carlos Dias de Azevedo, diz que essa decisão pode contribuir para a melhoria e aumento da suinocultura no estado. “Rondônia tem potencial para aumentar a produção de suínos. Nós temos grãos em abundância para a alimentação dos animais, sanidade e mercado consumidor interno e externo”, diz o coordenador.

Para conseguir o a certificação foram considerados alguns quesitos, como a estrutura da Idaron, com presença em todos os municípios, quadro efetivo de servidores capacitados, além do trabalho de vigilância e prevenção para enfermidades de notificação oficial. O diretor executivo do órgão, Avenilson Trindade, acredita em um passo importante para o estado, uma vez que demonstra a “qualidade e solidez do trabalho voltado à proteção suídea executado pela Idaron e a possibilidade de novos mercados para a suinocultura e o agronegócio rondoniense”.

PSC

A peste suína clássica é uma doença causada por um vírus altamente contagioso e tem notificação obrigatória ao serviço oficial de Defesa Sanitária. Os suínos contaminados podem apresentar febre alta, dificuldade de locomoção, diarreia, entre outros sintomas. A enfermidade pode levar à morte.

Rondônia nunca registrou um caso de PSC. Os últimos casos registrados no Brasil aconteceram no Amapá, Pará e Rio Grande do Norte, em 2009. Os municípios amazonenses de Guajará e Boca do Acre e partes dos municípios de Canutama e Lábrea também foram declarados como áreas livres.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também