Rondônia, sábado, 18 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sexta, 28 de Janeiro de 2011 - 15h30

Tá dando peixe na eleição da presidência da Assembléia Legislativa - Por Ivonete Gomes

Ivonete Gomes


___________________________________________

“Edson Martins (PMDB-Urupá), líder do Governo, resolveu pescar no Guaporé, deixando de lado a discussão em torno da Mesa Diretora”
___________________________________________

Prêmio de consolação
 

O Executivo caminha para a primeira grande derrota política na próxima terça-feira. O deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) praticamente jogou a toalha quando observou a ausência de alguns colegas na sessão extraordinária desta sexta-feira. Jesualdo estava profundamente irritado com o líder do Governo, Edson Martins (PMDB-Urupá), que resolveu pescar no Guaporé, deixando de lado a discussão em torno da Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. O parlamentar socialista também reclamou da inoperância dos agentes do Palácio Presidente Vargas. Nem mesmo a entrada do forte grupo da Eucatur conseguiu demover a posição dos parlamentares. Pela lealdade, Jesualdo deve emplacar uma pasta de importância para região central, onde mantém sua base eleitoral.

Quadro reforçado
 

Na pauta da extraordinária, o Executivo pede autorização da Assembléia Legislativa para criar o Instituto de Terras de Rondônia, pasta que deve ficar com o ex-senador Amir Lando (PMDB). Especialista no assunto, inclusive ministrou aulas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Amir conhece como poucos a questão fundiária do Estado e é um dos aliados mais próximos do governador Confúcio Moura, embora não tenha desempenhado um bom papel de articulador entre o Governo e os parlamentares no processo eleitoral da Mesa.

Correndo trecho
 

O vereador licenciado Mário Sérgio Teixeira (PMN), presidente da Emdur, retomou suas andanças nos bairros da Capital em busca de contato com lideranças e a comunidade. Enquanto tenta resolver o sério problema da iluminação pública da cidade, Mário Sérgio acalenta o desejo de integrar uma chapa majoritária nas eleições municipais. Mas tem pela frente páreo difícil porque a sucessão dos aliados do Palácio Tancredo Neves passa, necessariamente, pelos rumos do prefeito Roberto Sobrinho (PT).

Em causa própria
 

O senador Acir Gurgacz (PDT-RO) é uma figura excêntrica. Raramente nota-se o parlamentar trabalhando de fato pelo Estado de Rondônia. Ele fala muito em priorizar a educação, mas na prática apresenta projetos em causa própria. O senador defendeu a isenção de IPI para indústrias da Região Norte que utilizem matéria prima da Amazônia. Quem não sabe que Acir é o maior acionista da Granitos Amazônia S/A, instalada na cidade de Ji-Paraná. Mas, não sejamos injustos. No ano passado ele foi manchete no seu jornal ao conseguir uma emenda de 200 mil Reais para construção de uma quadra no interior.

Troca de comando
 

O Capitão de Corveta Amilton Rodrigues Eleotero é o novo comandante da Delegacia Fluvial da Marinha do Brasil em Porto Velho. Durante a troca de comando ele anunciou para breve a transformação da Delegacia em Capitania Fluvial, com jurisdição nos estados de Rondônia, Acre e parte do Amazonas. A instalação depende da conclusão das obras de restauração do Armazém 3, recuperação de mata ciliar, construção de atracadouro, construção de estação de tratamento de esgoto, ampliação da área de atendimento ao público e de despacho e vistoria de embarcações. Concluindo, esse em breve, pode ser demorado. 

Segurança a Bessa
 

O governo Confúcio inicia o combate à violência com operação em conjunta envolvendo as policias Federal, Rodoviária Federal, Militar, Civil, Bombeiro Militar e, ainda, com apoio do Judiciário, Ministério Publico, Conselho Tutelar e Secretarias Municipais de Trânsito. O Secretário de Segurança Pública, Defesa e Cidadania (SESDEC), Marcelo Nascimento Bessa, batizou a operação de “Cerco Integrado”. De acordo com nota do Governo enviada à imprensa, todo o efetivo e aparato das policias estaduais estão envolvidos. 

A Atena da Sejus

Se por um lado admira-se o empenho de Bessa para prender marginais, do outro não se pode dizer o mesmo da agente penitenciária Mirian Spreafico, encarregada de mantê-los presos. A frente da Secretaria de Justiça, Mirian conquistou em menos de mês um forte grupo de rebeldes descontentes com suas idéias estapafúrdias. A secretária da pasta não acata laudos técnicos e desfila no órgão como se fosse a própria deusa Atena. Já foi informada que a única solução para o presídio Ênio Pinheiro é a implosão, mesmo assim, insiste em um projeto de reforma. Mas essa aí o povo vai ter que engolir. A indicação, caro internauta, não partiu de gente pequena.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions