Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Cheia do Madeira alaga estrada e cerca de 130 famílias podem ficar isoladas no Ramal Maravilha

Quinta-feira, 03 Janeiro de 2019 - 17:03 | da Redação


Cheia do Madeira alaga estrada e cerca de 130 famílias podem ficar isoladas no Ramal Maravilha
Parte da estrada de acesso ao Ramal Maravilha está alagada (Foto: Defesa Civil/Divulgação)

Com o aumento do nível do Rio Madeira, o Lago Maravilha já começou a transbordar, invadiu a estrada de acesso ao ramal – de mesmo nome – e ao menos 130 famílias correm o risco de ficarem isoladas. Na tarde desta quinta-feira (3), a cota do rio chegou a 14,15 metros.

De acordo com o coordenador da Defesa Civil Municipal, Marcelo Santos, como a água não tem para onde escoar, a Secretaria Municipal de Obras (Semob) vai fazer a limpeza ao lado para tentar dar vazão à água.

Os moradores que residem próximo ao lago estão passando pelo local em uma canoa já que parte da estrada está tomada pela água. Nos próximos dias, moradores da região irão se mobilizar para construir um acesso alternativo, evitando o isolamento total.

Mapeamento
Cerca de 280 que residem em áreas de riscos nos bairros Balsa, Nacional, Beco do Gravatal, Beco da Rede, Beco do Birro, Candelária e Panair estão recebendo a visita e o alerta das equipes da Defesa Civil para ficarem atentos em relação ao aumento do nível do Rio Madeira. Para Marcelo Santos, o trabalho de mapeamento preventivo é importante para a proteção das famílias que residem em áreas de risco, devido à velocidade atípica com que o rio está subindo.

Retirada das famílias
As equipes da Defesa Civil já estão de prontidão em plantão 24 horas para atender as famílias que estão em áreas de risco. A ajuda pode ser solicitada ligando no 199 ou 98401-5113. O morador que estiver em área de risco e quiser sair de casa antecipadamente pode ligar e solicitar ajuda.

Estado de alerta
Ainda conforme a Defesa Civil, o nível do rio está oscilando muito e a comissão decidiu aguardar para solicitar que seja decretado o estado de alerta. No entanto, reuniões estão ocorrendo diariamente para atualizar o prognóstico e as medidas que estão sendo adotadas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também