Rondônia, domingo, 20 de janeiro de 2019
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Geral

Publicado em Segunda, 07 de Janeiro de 2019 - 16h02

Defesa Civil monitora áreas com risco de enchente e desbarrancamento nas comunidades ribeirinhas

da Redação


Defesa Civil monitora áreas com risco de enchente e desbarrancamento nas comunidades ribeirinhas

O nível do Rio Madeira continua oscilando e, nesta terça-feira (7) marca 13,76 metros, dentro do considerado normal para o período, segundo Defesa Civil Municipal. As comunidades da região urbana de Porto Velho já receberam a visita das equipes de assistentes sociais do município e, no último final de semana, foi à vez dos moradores de Mutuns, Pau D´arco, Bom Jardim e Lago São Miguel.

O objetivo da visita é de monitorar o rio e orientar os ribeirinhos como agir caso a cota ultrapasse a marca de alerta, de 14,50 metros, quando algumas casas poderão ser invadidas pelas águas. A cota registrada nesta terça-feira não representa ameaça às famílias que residem as margens do Rio Madeira.

O coordenador da Defesa Civil, Marcelo Santos, explicou que as famílias que residem às margens do Rio Madeira estão sendo orientadas a observar o comportamento do rio e acionar a Defesa Civil, caso haja necessidade.

Sala de situação
Para dar uma resposta rápida e não deixar a população desamparada em caso de necessidade, a Defesa Civil irá criar a Sala de Situação, que é uma estrutura organizacional composta por várias secretarias, que se reúnem constantemente para que respostas rápidas sejam dadas em casos de uma enchente. Durante as reuniões são direcionadas tarefas a todas as secretarias que auxiliam nas ações de atendimento à população.

Mapeamento
Na urbana da capital, cerca de 280 famílias que residem em áreas de riscos nos bairros Balsa, Nacional, Beco do Gravatal, Beco da Rede, Beco do Birro, Candelária e Panair estão recebendo a visita e o alerta das equipes da Defesa Civil para ficarem atentos em relação ao aumento do nível do Rio Madeira.

Retirada das famílias
As equipes da Defesa Civil já estão de prontidão em plantão 24 horas para atender as famílias que estão em áreas de risco. A ajuda pode ser solicitada ligando no 199 ou 98401-5113. O morador que estiver em área de risco e quiser sair de casa antecipadamente pode ligar e solicitar ajuda.

Defesa Civil monitora áreas com risco de enchente e desbarrancamento nas comunidades ribeirinhas

(Disponível em https://www.rondoniagora.com/geral/defesa-civil-monitora-areas-com-risco-de-enchente-e-desbarrancamento-nas-comunidades-ribeirinhas)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions