Rondônia, quarta-feira, 5 de agosto de 2020
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 15 de Março de 2011 - 18h59

Confúcio e Raupp tratam no Itamaraty sobre situação dos haitianos em Rondônia

Senado


Uma solução rápida para o caso dos haitianos que estão em Rondônia, desde o Carnaval, foi discutida no final da manhã de hoje(15/03) durante reunião no Itamaraty entre o senador Valdir Raupp, a deputada federal Marinha Raupp, o governador Confúcio Moura e o embaixador Eduardo Grandilone, Subsecretário Geral das Comunidades Brasileiras no Exterior.Durante o encontro, o senador indagou ao embaixador a respeito das medidas que o Itamaraty poderia tomar para solucionar o caso dos haitianos que estão na condição de refugiados no país. Raupp também informou que os haitianos que estão em Rondônia são profissionais liberais qualificados e que muitos deles já conseguiram emprego em Porto Velho.

“O estado de Rondônia tem capacidade de suportar esse grupo de refugiados”, disse o senador acrescentando que o governador já sinalizou que vai apoiá-los. O que não pode é estimular a imigração de haitianos para o país, prosseguiu Raupp ao adiantar que o Itamaraty trabalha com a estimativa de que, por ano, 20 mil haitianos cruzarão as fronteiras brasileiras.

O embaixador Grandilone explicou que os haitianos estão aportando no Brasil, a partir da região norte devido a facilidade de entrada pela fronteira entre os países vizinhos, como Peru e Bolívia.

O diplomata informou que o Itamaraty está analisando com muito cuidado a rota de imigração que se criou para os haitianos desembarcarem no Brasil. Lembrou que há a presença de coiotes (guias que agem de forma ilegal conduzindo imigrantes) na rota Equador/Peru/Brasil.

“Temos que separar a imigração da criminalidade”, frisou o embaixador. O governo brasileiro vai analisar o caso desses refugiados também sob o ponto de vista humanitário, adiantou.

Participaram também da audiência, as ministras Claudia Buzzi, da Assessoria Especial de Assuntos Federativos e Parlamentes e Maria Luiza Ribeiro, chefe da Divisão de Assistência Consular, além do ministro Rodrigo Amaral, Assessor do embaixador Gradilone.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions