Rondônia, 19 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Prisões estão sendo mantidas pelo judiciário

Segunda-feira, 28 Novembro de 2011 - 09:56 | TJ-RO


As prisões da operação denominada Termópilas, determinadas em decisão do desembargador Sansão Saldanha, da 1ª Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Rondônia, estão sendo mantidas pelo magistrado à medida que os advogados entram com pedido de revogação. Ao todo foram 14 pessoas presas durante a operação da Polícia Federal, mediante solicitação do Ministério Público. Dessas, apenas 3 conseguiram deferimento do pedido, mesmo assim porque o próprio MP entendeu por meio de parecer, que a soltura dos envolvidos não iria prejudicar mais a apuração dos fatos no inquérito.



Diante disso, o desembargador acolheu a manifestação dos procuradores e decidiu pela soltura de Andressa Maziero Zamberlan, Ednei Pereira dos Santos e Júlio César Fernandes Bonache.

Porém, os demais 11 envolvidos, inclusive o deputado Valter Araújo, apontado como o chefe da organização que estaria cometendo crime de corrupção, tráfico de influência, extorsão, peculato, fraude a licitações e lavagem de dinheiro, é mantido preso até o momento. Os advogados do parlamentar impetraram Habeas Corpus com pedido de relaxamento da prisão no Superior Tribunal de Justiça, mas a ministra Maria Thereza de Assis Moura entendeu que cabe ao TJRO a análise sobre se deve ou não manter a prisão.

A decisão do desembargador é a única peça que os advogados estão tendo acesso. Pelo fato do inquérito ainda estar em andamento, muitos dados e informações estão sendo mantidas em sigilo para garantir a integridade das provas, sobretudo gravações feitas ao longo das investigações. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também