Rondônia, domingo, 16 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sábado, 21 de Maio de 2011 - 09h07

DICAS PARA OBTER MOTIVAÇÃO (1ª parte)

Ridison Lucas de Carvalho


A motivação é uma força interior que se modifica a cada momento durante toda a vida, onde direciona e intensifica os objetivos de um indivíduo. Para tudo na vida é preciso ter motivação, ou seja, necessitamos de algo que nos impulsione a praticar determinadas condutas.

Quando falamos em concurso público, a motivação é mais do que importante, é essencial e, a meu ver, é o principal atributo (chave) para a aprovação. Constantemente sofremos algumas derrotas e pensamos em mudar o foco dos estudos. Entretanto, se você realmente almeja a aprovação, não pode se deixar levar facilmente. Atente-se que essa não é uma regra exclusiva para os estudos, mas sim para a vida...

Queremos ter força e vontade para estudar, mas cadê a energia para tanto? Aí é que entra a motivação, ela vai irradiar de dentro para fora do espírito do concurseiro uma luz que trará força e impulsão para dar mais um passo e assim prosseguirá a caminhada.

De toda sorte, acredito que isso vocês já saibam. Em verdade, a dúvida é exatamente a seguinte: como conseguir motivação?

Primeiramente, saliento que ela varia de pessoa para pessoa, pois apenas você pode dizer o que lhe dá ânimo para estudar, persistir, prosseguir, crescer, batalhar e etc.

Penso que o primeiro passo é trabalhar a sua auto-estima. Afinal, você deve acreditar em si mesmo, independentemente do que digam. Sendo assim, mude a música, deixe de cantar “vou não, posso não, quero não(...)” para “vou sim, posso sim, quero sim, eu acredito em mim”. Assim, cuide bem da sua mente, corpo, sonhos, futuro e etc. Viva a sua vida com amor!

Falando em amor, estude por tal sentimento e não por obrigação. Faça as coisas de livre e espontânea vontade. Seja feliz com o que faz! Costumo dizer em aula que antes de pegar num livro ou apostila, as alunas devem tomar um bom banho, passar batom, colocar uma roupa gostosa de vestir, isso como se estivessem indo para um encontro romântico, mas a paquera é com o livro e a atração vai ser apenas com o olhar. A mesma coisa para os alunos (banho, perfume, fazer a barba e etc.). Sei que certas matérias são “um porre” para se entender, mas quem nunca teve um problema de relacionamento com a namorada/esposa? Duvido!

Além disso, existem outras motivações, que passo a descrever.

FAMÍLIA – Tenho certeza que todos nós almejamos ter condições de dar um futuro melhor para a nossa família. Se você ainda não é casado ou não tem filhos, imagine a satisfação em conceder um lar melhor para os seus pais? Mas acredito que satisfação deles não será pela sua realização material, mas sim pelo sucesso, vitória...
Para quem tem filhos é que o bicho pega mesmo. Ao sair de manhã cedo para trabalhar ou estudar, olhe para aquela pessoa que é um pedaço de você e imagine o quanto será gostoso vê-la tendo orgulho do pai/mãe que venceu. Lembre-se que nossos filhos são de nossa responsabilidade e temos a obrigação de pelo menos lutar por futuro melhor para eles. Nesse passo, se você não tem forças para fazer por si próprio, faça por eles (filhos). Mude a sua vida e a da sua família.
Uma dica especial: use a foto da sua família como separador de páginas, pois, assim, aquela imagem trará mais força, diminuindo o cansaço. Eu faço isso e vou ser sincero, parece que estão conectando 1 milhão de pilhas alcalinas no meu corpo.

RIQUEZA – Em que pese a força da palavra, existem muitas formas de riqueza, sendo o dinheiro, sob minha ótica, a menor delas. Paz, felicidade, amor, saúde, equilíbrio, família, sucesso, tudo isto são formas de riqueza, logo, podem também servir como fonte de motivação.

DINHEIRO – Aqui você precisa ter muito cuidado, pois o dinheiro nunca deve ser o motivo principal de uma escolha, mas é aceitável que a pessoa deseje aumentar a sua renda. Lembro que há alguns meses atrás peguei a cópia do contracheque de um amigo de trabalho e afixei no mural para que os concurseiros olhassem para aquilo todos os dias. Não deu outra, só de ver aquele papel a galera dava uma respirada profunda e seguia na luta com ânimo extra. Graças a Deus, vários passaram no concurso do TRF1, pelo que quero, além de parabenizá-los, agradecer publicamente ao amigo DMT que se sensibilizou em auxiliar nesse árduo trabalho de trazer motivação para quem busca a aprovação num concurso público. Valeu, deu resultado e, em breve, alguns deles estarão trabalhando ao seu lado!

Caríssimos leitores atentem que a motivação não é para um único momento e sim tarefa diária. Tenha consciência de que o estudo para a aprovação num concurso público é um projeto de longo prazo e que terá momentos de grande ânimo e outros de enorme desânimo, gerando, inclusive, vontade de desistir. Assim, antecipe-se aos problemas, pois eles virão. Então, prepare-se de antemão para saber lidar com a dor.

A motivação, seja ela de que fonte vier (família, riqueza, resolver problemas e etc.), deve ser redobrada nos momentos de desânimo e cansaço. É ela que vai servir como porto seguro. É normal que você chegue a ficar, em determinado momento, com as idéias embaralhadas, entrando em crise e parando por um tempo de estudar. Sem problemas, pode surtar na boa, mas volte a estudar o mais rápido possível e, se possível, uma meia hora depois do ocorrido.

Dada a extensão do tema, na próxima matéria abordarei mais técnicas para se obter motivação.

Aproveito para pedir aos amigos concurseiros que utilizem o espaço dos comentários para dividir as suas experiências relacionadas à motivação. A idéia é fazermos um trabalho em conjunto para ajudar a todos aqueles que lutam por uma aprovação.

“Auxilia aos outros, tanto quanto puderes. Cada pessoa que hoje te encontra talvez seja amanhã a chave de que necessitas para a solução de numerosos problemas.” (Chico Xavier)

Grato! Que Deus abençoe a todos!

Paz, luz, amor e felicidade!

Sr. dos Mnemônicos
Contato: e-mail/MSN (srdosmnemonicos@hotmail.com)



(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/dicas-para-obter-motivacao-1a-parte)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions