Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sexta, 11 de Fevereiro de 2011 - 17h48

Nova coluna aborda avanços tecnológicos - Governança de TI

Henderson A. Bragança


Nova coluna aborda avanços tecnológicos - Governança de TI

O RONDONIAGORA inicia nesta sexta-feira a publicação de uma nova coluna, assinada pelos analistas de sistemas Henderson A. Bragança, Tiago Maciel da Silva e Bruno Jorge Sousa de Melo, que cursam especialização em Tecnologia da Informação na faculdade São Lucas. Eles abordarão os avanços no setor com direcionamento de questões voltadas para Rondônia. Veja a primeira coluna:


..............................................................................................


O que é governança de TI? Nada mais é que ter a área de tecnologia sob governo, não só por parte do gestor da área de tecnologia, mas também pelo gestor do negócio. É ter o alinhamento das ações da área de tecnologia com o planejamento da organização.

Segundo uma pesquisa feita pelo MIT (Massachusetts Institute of Technology ) apenas 38% das empresas brasileiras tem Governança de TI, e quantas no estado de Rondônia a possuem? Pelo que tenho visto alguns órgãos governamentais estão caminhando para esta realidade, mas ainda é muito pouco.

Uma organização sem Governança de TI estará desperdiçando dinheiro ou deixando a desejar nos investimentos feitos na área de informática, isto porque a área de tecnologia da organização pode estar indo para um lado e a empresa para outro. Para uma organização que quer começar a colocar a área de tecnologia sob governo, um bom start seria alinhar a área de tecnologia com o negócio, mapear os projetos, estipular as prioridades e acompanhar os resultados.

Para que o crescimento seja continuado e cada vez mais se torne madura a Governança de Ti na organização a área de TI tem que estar sob as melhores práticas do mercado e isto só é possível com a adoção de um framework como o BSC, PMBok, CobiT, ITIL, CMMI e ISO 17.799 que norteará o plano de governança.

Vale ressaltar que um case de sucesso de uma organização pode não ser o ideal para a sua, pois cada uma tem particularidades que devem ser analisadas e atendidas de forma individual.

A governança de TI vem tirar o conceito que a área de tecnologia da organização é tão somente um provedor de tecnologia para mostrar que esta área é peça fundamental no negócio, entretanto não é a solução para todos os problemas, mas aproxima os tomadores de decisão para a escolha mais correta. 

Henderson A. Bragança
Bacharel em Sistema de Informação
Especializando em Tecnologia da Informação
henderson.braganca@gmail.com


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions