Rondônia, sexta-feira, 14 de dezembro de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Segunda, 11 de Julho de 2011 - 13h13

Uma pergunta que todos fazem: o que é epilepsia?

Edmilson José de Matos Fonseca


A nova coluna - Epilepsia em Debate - , conforme enfatizado, anteriormente, não pretende fazer literatura ou ciência, mas, tão-somente, prestar informações à sociedade sobre o tema proposto: A Epilepsia.

Uma pergunta que todos fazem: o que é epilepsia?

Na etimologia da palavra a epilepsia assumiu um caráter místico, misterioso, religioso e mágico (Epi = de cima e lepgem = ser abatido, fulminado sem aviso, possuído).

Por conta disso, os povos antigos acreditavam que os epilépticos eram tomados, possuídos por maus espíritos e demônios.

Ainda, de acordo  com a etimologia, a palavra epilepsia é originária do verbo grego epilambanein, que significa: “ser atacado, abatido, fulminado sem aviso”.

Para a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE), devido a heterogeneidade da epilepsia, amparada nos trabalhos da Liga Internacional de Epilepsia (ILAE) a epilepsia “é um distúrbio cerebral causado por predisposição persistente do cérebro a gerar crises epilépticas e pelas consequências neurobiológicas, cognitivas, psicossociais e sociais da condição, caracterizada pela ocorrência de pelo menos uma crise epiléptica (ILAE – 2005, p.8). Como a epilepsia não é uma entidade nosológica única, mas advém de várias condições diferentes que ocasionam disfunção cerebral, alguns preferem o uso do termo no plural “epilepsias”,  mas a Comissão de Terminologia da ILAE, preconiza seu uso no singular, embora reconheça esta diversidade (p.8)”.

Em conclusão, podemos afirmar com a Associação Brasileira de Epilepsia (ABE): a partir da heterogeneidade da epilepsia, o termo distúrbio parece ser o mais abrangente, tanto no âmbito científico, quanto no social.

Demais disso, a ABE considera que os termos doença, portador e epiléptico, devem ser evitados (por serem estigmatizantes) e a epilepsia deva ser considerada um distúrbio, e o indivíduo que apresenta este quadro, denominado de pessoa com epilepsia.
 
De um modo geral, na literatura médica pertinente, você encontrará muitas expressões associadas à epilepsia.



Em tempo: Alentadora de esperança a notícia da primeira cirurgia de epilepsia realizada, com êxito, em Rondônia no Hospital de Base local, no dia 07/07/2011, pelo neurocirurgião Drº Ivan Ortiz.

Avante! Drº Ivan. A sociedade rondoniense espera que o Estado, agora, cumpra sua parte, adquirindo os equipamentos necessários para o evento cirúrgico.

CLIQUE AQUI E VEJA O VÍDEO DA REPORTAGEM


(Disponível em https://www.rondoniagora.com/artigos/uma-pergunta-que-todos-fazem-o-que-e-epilepsia)
Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions