Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Confúcio coloca Estado a disposição da Justiça e confirma exonerações de envolvidos

Sexta-feira, 18 Novembro de 2011 - 18:08 | RONDONIAGORA


O governador Confúcio Moura (PMDB) reuniu a imprensa no final da tarde desta sexta-feira para prestar esclarecimentos a respeito da Operação Termópilas deflagrada pela Polícia Federal. As primeiras providências do chefe do Executivo foram colocar o Estado a disposição do Ministério Público e exonerar os servidores envolvidos no esquema, inclusive o adjunto da Sesau, José Batista da Silva. Confúcio foi contundente no pronunciamento. Veja a seguir:



Nota Oficial do Governo de Rondônia sobre a Operação Termópilas

Em função da Operação Termópilas 300, coordenada pela Polícia Federal e o Ministério Público Estadual, eu gostaria, em nome do Governo de Rondônia, de esclarecer os seguintes pontos à imprensa e à toda população rondoniense:
- O Governo do Estado de Rondônia e eu, Confúcio Moura, Governador do Estado, manifesto total apoio à Operação Termópilas e tudo faremos para colaborar com as investigações que se fizerem necessárias para desarticular todo grupo criminoso, montado para desviar verbas do Sistema Único de Saúde (SUS), ou eventualmente qualquer outro que possa estar entranhado nos órgãos públicos do estado.

- Ressalto que o governo do estado, por intermédio da secretaria de segurança, designou policiais civis para compor o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado – GAECO – para colaborar com a Polícia Federal e o Ministério Público, como é o seu dever.

- Hoje pela manhã estive no Ministério Público em companhia do Procurador Geral de Justiça para tomar conhecimento de detalhes da operação, ocasião em que reiteirei a irrestrita colaboração do Governo de Rondônia no transcorrer das investigações, aguardando, assim como toda a sociedade rondoniense, a exemplar punição daqueles que forem declarados culpados pela Justiça.

- Ao tomar conhecimento dos membros do governo sob investigação determinei a imediata exoneração dos servidores que exerciam cargos em comissão e o afastamento administrativo dos servidores do quadro efetivo.

- Determinei a imediata revogação dos contratos e suspensão do pagamento de créditos às empresas sobre as quais pesam indícios de fraude.

- Importante reiterar minha total confiança nos servidores públicos do Governo de Rondônia, em sua grande maioria funcionários devotados às suas funções e de conduta ética irrepreensível. Não podemos incorrer em generalizações e permitir que o ato de poucos contamine um conjunto de servidores que dignificam suas atividades e são motivo de orgulho para todos nós.

- Do ponto de vista das relações institucionais com o poder legislativo a orientação expressa para a Casa Civil é de manter a harmonia entre os poderes e a total colaboração neste momento de instabilidade.

- Gostaria de ressaltar também que tal operação eclodiu em um momento em que o Governo de Rondônia promove um esforço extraordinário para minimizar os problemas da saúde pública no Estado de Rondônia, através de ações que já apresentam resultados concretos. Não permitirei que o trabalho gigantesco empreendido pelo governo e por servidores devotados da saúde seja maculado por qualquer grupo com interesses escusos e não republicanos.

- Por fim, quero deixar uma mensagem de tranquilidade a todos os rondonienses, no sentido de que este governo não tolera e não coaduna com irregularidades e malversação dos recursos públicos. Será sobre a égide dos princípios democráticos, cooperação, da ética e com pulso firme que conduzirei este governo na transformação do Estado de Rondônia em um estado com justiça social, desenvolvimento e respeito pelo patrimônio público.

- Aos órgãos de segurança publica e fiscalizadores, meu desejo é o de que fiquem à vontade para desempenhar seu trabalho com nossa máxima colaboração
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também