Ozéas Vicente, apontado como assassino do líder do Movimento Camponês Corumbiara (MCC), Adelino Ramos, entregou-se na manhã desta segunda-feira na sede da Delegacia Regional de Extrema, a cerca de 45 quilômetros de onde ocorreu o crime na última sexta-feira. De acordo com o Diretor-Geral de Polícia Civil, Claudionor Soares Muniz, mesmo com o forte aparato na região, montado instantes após a morte de Adelino, o acusado chegou a Delegacia com um advogado e foi preso por já estar preventivado. Claudionor Soares e o secretário da Defesa Marcelo Bessa estiveram reunidos com jornalistas em Porto Velho.
Leia MaisAssassinado em Vista Alegre
Assassinado em Vista Alegre
Assassinato Adelino Ramos
Assassinado em Vista Alegre
De acordo com o delegado, Ozéas ainda não foi ouvido e está sendo recambiado a Porto Velho em aeronave do Governo. Ele deverá prestar depoimento ainda nesta segunda na Delegacia de Homicídios. O delegado Claudionor Soares afirma que a principal linha de investigação é que Ozéas tenha matado Adelino por vingança, uma vez que o líder do MCC teria feito denúncias ao IBAMA sobre a ação de Ozéas na região. Ele atuaria com madeireiras.
Mas como Ozéas ainda não foi ouvido, nada pode ser descartado, adianta o delegado, explicando que tanto a vítima como o acusado já tinham passagens pela Polícia. O suposto assassino por estar envolvido em outro assassinado no Estado do Amazonas e é foragido. Já Adelino atuava ainda pelo MCC, disse o delegado.
Adelino Ramos já vinha sendo ameaçado de morte nos últimos dias, de acordo com o delegado, mas não houve denúncia a Polícia. A informação foi repassada apenas a família. No dia do crime, conta o delegado, o suposto matador seguiu Adelino e o alvejou. Veio caminhando e assim saiu, mas foi visto pelo próprio Adelino e outras testemunhas. O líder do MCC viu o algoz e disse seu nome antes de morrer.
O secretário Marcelo Bessa afirmou que a imagem de Ozéas vai ser preservada. Ele chega no final da tarde, irá prestar depoimento e somente na terça-feira as autoridades policiais irão repassar detalhes aos jornalistas em nova coletiva.