Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

COMPROVAÇÃO DE GRAVES DENÚNCIAS RESPALDAM INVESTIGAÇÃO E AFASTAMENTO DO GOVERNADOR, DIZ PRESIDENTE DA ALE

Quarta-feira, 15 Outubro de 2014 - 15:08 | Ale/RO


COMPROVAÇÃO DE GRAVES DENÚNCIAS RESPALDAM INVESTIGAÇÃO E AFASTAMENTO DO GOVERNADOR, DIZ PRESIDENTE DA ALE
O presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia, deputado Hermínio Coelho ao se reportar sobre a delação premiada do ex-secretário adjunto de Saúde do governo Confúcio Moura, José Batista da Silva, e Rômulo da Silva Lopes, afilhado do chefe do Executivo que exercia cargo de assessoria no Palácio Presidente Vargas, disse que tudo isto é ainda, apenas uma pequena parcela da podridão instalada no atual Governo Estadual.



De acordo com Hermínio Coelho esta e outras denúncias já tinham sido feitas há mais de dois anos, e agora, ganham novos contornos, diante da delação de dois importantes assessores (presos pela Polícia Federal na Operação Termópilas, em 18 de novembro de 2011) e que participaram ativamente do esquema de corrupção montado no Governo Estadual para saquear os cofres públicos.

Para Hermínio Coelho infelizmente algumas pessoas assimilaram mal, quando começou a fazer as seguidas denúncias de irregularidades no Governo, mas agora, disse, “felizmente todos estão comprovando que minha conduta foi embasada na responsabilidade, na seriedade, e no meu dever enquanto parlamentar de zelar e fiscalizar a coisa pública”.

O deputado declarou que a delação comprova efetivamente que o esquema criminoso montado no Governo Estadual vai de loteamento do Estado, ainda no período eleitoral, até um engenhoso esquema de propina e extorsão comandado pelo próprio governador Confúcio Moura no primeiro ano de mandato para pagamento de dívidas de campanha com dinheiro público. Salientou Hermínio Coelho que o esquema de pagamento de propina envolve também diretamente o cunhado e a irmã do governador, pois um empresário enganado pela dupla repassou inúmeras cópias de cheques e até extrato bancário comprovando a corrupção.

A situação é gravíssima, complementou o presidente da ALE, deputado Hermínio Coelho ao salientar que também é objeto de investigação o escândalo dos consignados, e a condução de licitações na administração estadual. Disse o deputado esperar que agora haja uma releitura dos atuais parlamentares, no sentido de acolher estas denúncias, instalar uma Comissão Parlamentar de Inquérito e afastar imediatamente o governador do Estado.

Tudo que foi relatado à Justiça é muito grave, complementa Hermínio Coelho, ao enfatizar o esquema montado para extorquir as empresas prestadoras de serviço no Estado, e que conforme as delações, o próprio governador teria selecionado pessoas da mais alta confiança e criou inclusive três grupos para a arrecadação da propina, isto é, disse” o governador montou três quadrilhas”.

Outra denúncia comentada pelo parlamentar, diz respeito ao escândalo da construção do novo Espaço Alternativo de Porto Velho, também denunciado por ele ano passado. “Na época algumas pessoas não entenderam, mas agora fica comprovado que o dinheiro público vinha sendo jogado no ralo”, observou. O caso já é objeto de investigação do Ministério Público Estadual e do Tribunal de Contas do Estado. Para o deputado Hermínio Coelho, a obra serviu apenas para favorecer a corrupção e bancar campanha eleitoral, pois o relatório técnico do TCE comprova inúmeras irregularidades e o superfaturamento através de inúmeros aditivos. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

TCE SUSPENDE CONTRATO DO GOVERNO COM EMPRESA DE CONSIGNAÇÃO

Em decisão monocrática, o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de Rondônia (TCE-RO), Wilber Carlos dos Santos Coimbra, determinou a suspensã...

Governador mostra preocupação com crédito consignado, mas Cecon continua parada

O governador Confúcio Moura (PMDB) mostrou preocupação com o endividamento dos servidores públicos através dos empréstimos consignados. Para evitar...