Rondônia, quarta-feira, 22 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Quinta, 14 de Junho de 2012 - 18h35

NOTA TÉCNICA DOS MINISTÉRIOS NÃO DEVE AGRADAR SINDICALISTAS

Elianio Nascimento


Ainda a Transposição

A Nota Técnica encaminhada pelos ministérios do Planejamento e Fazenda sobre a Transposição não saiu como esperavam sindicalistas e políticos. Mas já há uma defesa em andamento. Segundo os ministérios, os dados enviados pelo Governo não batem com os recursos destinados pela União ao pagamento de pessoal. A defesa rondoniense é que os burocratas não contabilizaram o dinheiro gasto pelo próprio Estado como servidores comissionados.

Pressão

De qualquer forma, na próxima semana dezenas de sindicalistas retornam à Brasília para acompanhar de perto a tramitação da Nota Técnica na AGU. Lá pela terça-feira o Ministério do Planejamento deve receber o parecer final, daí a publicação da primeira normativa ocorrer até a sexta-feira.

Primeiro os militares

Como estão em menor número – em torno de 2,5 mil – policiais militares serão os primeiros beneficiados com a Transposição.

Entrou, saiu e ninguém viu

Todos os parlamentares rondonienses em Brasília acompanharam o desenrolar de negociações e reuniões com os representantes dos servidores. Mas a presença de Natan Donadon (PMDB) era pouco notada: chegava sempre no meio dos encontros e saia sem ninguém ver. Nunca falou nada.

Tiro no pé

Para os amigos de Valter Araújo, aqueles que votaram contra a sua cassação, o que é pior pode piorar. Além de incentivar os advogados a recorrerem ao Judiciário e ainda, como fez Luizinho Goebel (PV), dar o próprio argumento à defesa, eles seguem falando por ai que o foragido pode voltar por cima. O que esquecem é que o país trabalha para minimizar os estragos feitos pelos próprios políticos do passado: na próxima semanal, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB) garante que coloca em votação três PECs que tratam do fim do voto secreto nos parlamentos. No Supremo Tribunal Federal (STF) outro grupo buscou em Mandado de Segurança, garantir que pudessem divulgar o voto em casos de cassação de mandato. O tiro no pé da cambada de Valter Araújo estaria a caminho: se conseguirem anular a sessão de cassação ocorrida em maio, no futuro todas as votações poderão ser abertas por determinação constitucional. É esperar.

Garçon e o PMDB

Mesmo garantindo que não deixaria o Frentão formado por PV, PSDB e PSD, são grandes as chances de Lindomar Garçon firmar mesmo acordo com os peemedebistas. Ele esteve reunido na noite de quarta-feira em Brasília com o senador Valdir Raupp. De lá ouviu um bom compromisso: estarem juntos também nas eleições estaduais de 2.014. Tudo leva a crer que há mesmo traição no ar.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions