Rondônia, segunda-feira, 20 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Artigos

Publicado em Sábado, 19 de Maio de 2012 - 19h11

OS NOVE QUE PODEM MUDAR A HISTÓRIA DE RONDÔNIA E IRÃO ABRIR O VOTO

Elianio Nascimento


Quem vai mostrar o voto

Levantamento realizado pelo RONDONIAGORA, com base nas declarações dos próprios parlamentares, mapeou o processo de votação dos deputados acusados de corrupção na Assembléia Legislativa de Rondônia: nove membros da Casa de Leis irão mostrar o voto, número suficiente para a cassação do foragido Valter Araújo. O eleitor desses deputados precisa ficar atento a possibilidades de mudanças de última hora, ou seja: se seu político mudar repentinamente de ideia, dizendo que não irá votar abertamente, tenha certeza que o bando agiu na surdina.

Possibilidade

Juristas foram entrevistados, decisões de tribunais superiores foram abordadas e duas certezas: o processo de votação será secreto como manda a Constituição Federal. É um direito do parlamentar. Outra definição é que o deputado pode mostrar o voto e assim prestar contas positivamente ao povo, o verdadeiro destinatário do mandato político.

Quem são então

São esses os deputados que irão mostrar o voto na histórica sessão de cassação dos envolvidos na Operação Termópilas: Adelino Follador (DEM), Edson Martins (PMDB), Marcos Donadon (PMDB), Jaques Testoni (PSD), Jesualdo Pires (PSB), Lorival Amorim (PMN), Marcelino Tenório (PRP) e Ribamar Araújo (PT). Se houver empate, Hermínio Coelho (PSD) vota aberto e favorável a cassação. Os demais, ou estão na dúvida, ou são favoráveis a continuidade da bandalheira em Rondônia. Todos os detalhes na versão semanal impressa do RONDONIAGORA.

Ainda as contas de Roberto

As contas do prefeito de Porto Velho, Roberto Sobrinho (PT) foram consideradas irregulares e com parecer pela desaprovação devido a uma série de fatores. O principal é o descumprimento de investimentos no setor de educação durante o ano de 2010, época que a pasta era comandada pela primeira-amiga Epifânia Barbosa. Roberto ainda tentou resolver o problema concedendo aumento salarial aos profissionais da Educação. O que era um sinal de boa vontade ao servidor, na realidade configurou-se como única forma de conseguir a aprovação das contas. A estratégia não deu certo.

Lei orçamentária alterada

Enviado a Câmara Municipal, o relatório do Tribunal de Contas é claro pedindo a desaprovação. Além da educação, o prefeito descumpriu a execução orçamentária em nada menos que R$ 70 milhões. Outra irregularidade: desrespeito a determinações do próprio Tribunal e ainda o fato de não ter demonstrado ações firmes para buscar créditos inscritos em dívida ativa. O parecer diz ainda que a Lei Orçamentária Anual, foi brutalmente alterada por meio de abertura de créditos adicionais, evidenciando deficiência no sistema de planejamento do Município.

O gado de Saulo Moreira

Acusado de envolvimento na Operação Termópilas, deputado Saulo Moreira (PDT) conseguiu a transferência de parte de seu gado para uma outra fazenda na região de Jaru. A remoção foi acompanhada pela Justiça. Foram quase 300 cabeças...


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions